Road-trip na Islândia: a auto-caravana


Têm sido muitas as pessoas curiosas sobre a nossa opção para deslocação na Islândia: a auto-caravana. Porque é que escolhemos esta forma de locomoção, se dá para chegarmos a qualquer lado com ela, se é confortável, se podemos parar em qualquer lado com ela, etc. E hoje, aqui estou eu para responder a todas as vossas dúvidas super pertinentes!


1. Auto-caravana ou carro? Para mim, a grande vantagem de viajar numa auto-caravana comparativamente com um carro é o facto de não estarmos condicionados pelo sítio onde temos o nosso alojamento reservado. Ou seja, se andarmos de carro e chegarmos ao fim do dia ainda com vontade de fazer mais uns quilómetros, mas o alojamento está reservado para aquele local onde chegámos às 17h em vez de às 20h ou 21h, acabamos por não conseguir ver muito mais, nem adiantar a nossa viagem naquilo que poderiam ser umas boas horas. Na auto-caravana, como andamos literalmente com a casa às costas, podemos parar onde e quando quisermos.

2. Auto-caravana ou camper? Pessoalmente, e se gostam do mínimo de conforto, eu diria a auto-caravana. Se, no entanto, o vosso objectivo é ir completamente à aventura e não estão preocupados com a opção dos banhos e das idas à casa-de-banho, então o camper talvez seja aquilo que procuram!

3. Há limitações para o estacionamento das auto-caravanas? Não. Ou melhor, há mas são mesmo muito poucas. Só nalguns parques naturais protegidos é que há sinais a dizer que não é permitido pernoitar em auto-caravana, mas isso só nos aconteceu em Þingvellir. Se por acaso se depararem com estes sinais, basta andarem mais um bocadinho até um sítio em que não existam essas limitações e está o assunto resolvido!

4. Como funcionam os parques de campismo para estacionamento das auto-caravanas? Bom, a verdade é que a maior parte dos parques de campismo na Islândia funcionam apenas entre 15 de Março e 15 de Setembro (ou por aí) e, por isso, não se paga nada para estacionar dentro de um (YAY!). Fora destas datas, as casas-de-banho do parque vão estar fechadas mas, normalmente, os postes de electricidade estão ligados! Para quem nunca andou de auto-caravana, os postes de electricidade nos parques de campismo vão ser os vossos melhores amigos porque só quando ligam a auto-caravana aos postes (através de um cabo que vem incluído na mesma) é que conseguem utilizar as tomadas para carregar baterias de máquinas fotográficas, computadores, etc. O telemóvel conseguem sempre carregar através dos cabos USB se levarem um carregador daqueles de isqueiro.

5. É possível chegar a todo o lado com a auto-caravana? Não, mas também não seria possível utilizando um automóvel normal. Ou seja, há alguns locais na ilha que só estão acessíveis para quem ande em veículos todo-o-terreno. Por isso, antes de viajarem, informem-se de quais são estes percursos e aluguem o que precisarem por poucas horas ou reservem uma excursão que vos leve lá.

6. É confortável dormir numa auto-caravana? Só posso dar a minha opinião pessoal e eu, sinceramente, dormi lindamente todos os dias, excepto num em que a ventania era tal que eu achei que íamos ser levados pelo ar. Fora isso, as almofadas e o colchão eram bem confortáveis, era possível aquecer o ambiente e a roupa de cama que nos forneceram era super quentinha, por isso não tivémos frio nenhum.

7. Como funciona a casa-de-banho de uma auto-caravana? Boooooom, esta conversa dava pano para mangas, e algumas descrições menos apelativas mas, basicamente, a casa-de-banho é normalzinha, com a simples diferença que aquilo que fazem fica num depósito que depois têm de despejar. Parece muito mais nojento do que realmente é, porque o depósito tem aquele químico das casas de banho dos festivais e dissolve a porcaria que depois é despejada em tubos opacos que existem nalgumas bombas de gasolina ou nos parques de campismo, ou seja, felizmente, não se vê nada! Depois é só lavar melhor, voltar a encaixar na auto-caravana, colocar novamente o químico verde e já está! Nós ainda tivemos um outro percalço com a casa-de-banho que foi o facto de não termos espaço para fechar a porta quando estávamos sentados na sanita ahahahaha! Posso dizer-vos que foi toda uma aventura de abre janelas-fecha janelas de cada vez que precisávamos de ir à casinha!

8. As auto-caravanas trazem loiça e panelas? Sim! E felizmente é tudo de plástico e metal! Uma coisa que convém terem em atenção é se as portas dos armários onde estão a guardar tudo estão bem fechadas para não saltar tudo pelos ares, literalmente! Nós não reparámos que uma das portas não tinha ficado bem fechada depois de estarmos a fazer o reconhecimento do que havia para lá e, mal nos colocámos em movimento os pratos e copos que estavam lá dentro foram projectados pelo ar. E nós apanhámos um susto gigante!

9. As auto-caravanas são estáveis e confortáveis? A resposta à primeira pergunta é: mais ou menos. Uma das primeiras coisas que nos disseram quando fomos levantar a nossa auto-caravana foi que, no caso de passarmos ao lado de camiões de grandes dimensões, deveríamos reduzir a velocidade aí para uns 50 km/h porque corríamos o risco de virar. Isto porque as auto-caravanas são estreitas, mas bastante mais altas que um carro normal, e a massa de ar que se forma até mete medo! Na primeira vez que vimos um camião não reduzimos tanto porque achámos que não era preciso e apanhámos um susto porque até parecia que a caravana tinha levantado do chão. A partir daí deixámos de nos armar em finos, seguimos a instrução de reduzir bastante a velocidade e passou a correu tudo bem! Quanto a serem confortáveis, a minha resposta é: são, mesmo! Eu adorei a experiência e vou repetir sempre que for possível e sempre que o tipo de viagem o justifique!

Para terminar, queria apenas dizer-vos que a nossa era uma auto-caravana para 4 pessoas, da marca Ford e que foi alugada através da Motorhome Iceland e correu tudo super bem! Maaaas, só porque tínhamos todos os seguros incluídos! Isto porque, mesmo na véspera de entregarmos a auto-caravana batemos num anúncio numa bomba de gasolina (!!) e partimos a protecção da roda de trás. Se não fosse termos todos os seguros incluídos tínhamos de pagar uma pequena fortuna pelo arranjo. Assim, pagámos apenas a caução que ficou muito mais barata! Por isso, não estejam a contar com a sorte e tomem precauções, até porque é muito fácil alguma coisa acontecer quando se anda em estradas manhosas.

Se tiverem mais alguma dúvida que gostassem de ver esclarecida não hesitem e deixem-na(s) nos comentários! Eu estarei deste lado para vos responder a todas! :)

Posts relacionados

8 comentários

  1. Gostava mesmo de ter uma auto caravana para poder viajar! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Nunca viajei numa auto-caravana mas tenho imensa curiosidade =)

    ResponderEliminar
  3. Adoro a ideia de viajar de auto-caravana. Nunca viajei numa, mas tenho roulotte e é super cómodo.

    ResponderEliminar
  4. A única limitação que vejo é em relação à noção das distâncias. Eu confesso que, num carro maior, perco um pouco a noção, e acho sempre que estou mais perto do que aquilo que estou... Então faço mais manobras do que era preciso (mas mais vale prevenir, não é?). Vocês sentiram essa dificuldade?

    ResponderEliminar
  5. Que post mesmo interessante! Agora fiquei com vontade de viajar numa auto-caravana. Pelo que contaste, até são mais confortáveis do que parecem, à primeira vista :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  6. Adorávamos poder fazer uma viagem de auto-caravana! Deve ser uma experiência totalmente única e diferente!

    Seguimos o blog e o insta :)
    Beijinhos
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar