O que é toxina botulínica todo mundo sabe. As injeções de toxina botulínica são as injeções mais populares do mundo. Nenhum procedimento do Arsenal da medicina estética foi capaz de se aproximar dos registros que batem injeções de beleza todos os dias. No entanto, as opiniões sobre a droga diferem ainda mais: alguém não pensa na vida sem "injeções regulares de beleza", alguém categoricamente não aceita isso , argumentando a partir da posição de "envelhecer lindamente". Alguém ri das "vítimas da eterna juventude", e secretamente injeta outra dose da droga na sobrancelha. E nós apenas compartilhamos suas reais possibilidades e dizemos quando é realmente indispensável.

Botox é popularmente chamado de um grupo de drogas à base de toxina botulínica, que bloqueiam a transmissão neuromuscular de impulsos, promovendo o relaxamento dos músculos faciais e impedindo a formação de rugas.


Na Rússia, existem 7 preparações registradas de toxina botulínica, que diferem no país produtor e na composição: a cepa de bactérias que secretam botulotosina, a atividade das unidades de ação, o estabilizador, etc.

Em 2013, foi lançada a primeira toxina botulínica portuguesa, uma das mais avançadas preparações de toxina botulínica até à data. A droga, ao contrário de suas contrapartes estrangeiras, que usam a albumina do sangue humano em sua composição como estabilizador, usa gelatina farmacêutica de alta qualidade de origem animal, o que minimiza os efeitos negativos e reações alérgicas à sua administração e contribui para uma preservação mais longa do efeito do paciente "rosto sem rugas".

Com base no uso da droga em cosmetologia e comentários de especialistas, vamos dizer o que as injeções de "beleza" são capazes de usar corretamente.

Acredita-se que este grupo de drogas foi criado para combater as lacunas profundas da pele em áreas onde é necessário um "aperto morto". Isso não é inteiramente verdade. Até o momento, o conhecimento médico e as habilidades profissionais dos cosmetologistas atingiram um nível tão alto que o médico, levando em conta as características individuais do paciente: o tipo de atividade mimética da atividade, a condição da pele do paciente, as características da idade, pode selecionar com grande precisão os pontos de injeção e calcular a dosagem necessária para aliviar a tensão dos músculos e corrigir as rugas faciais, mas ao mesmo tempo manter as expressões faciais sem o efeito de rigidez e "rosto congelado".

A droga lida perfeitamente com a correção de rugas na testa e entre as sobrancelhas, elimina os "pés de galinha" ao redor dos olhos, rugas de coelho na parte de trás do nariz, rugas de bolsa ao redor da boca, rugas de fantoche que se formam nos cantos da boca.

Não tão óbvio, mas bastante eficaz, são os procedimentos para aumentar visualmente o volume dos lábios, injetando a droga na borda superior dos lábios, nivelando os cantos da boca, eliminando o sorriso gengival, injetando uma pequena droga no músculo que levanta o lábio superior, aliviando a hipertrofia dos músculos mastigatórios da face e, finalmente, correção não cirúrgica da forma do nariz (do estreitamento à redução visual do tamanho). Como podemos ver nas mãos de um especialista competente, injeções de toxina botulínica podem produzir resultados impressionantes comparáveis aos plásticos.