Iced Tea caseiro


Quando era miúda, com os meus 16-17 anos, costumava ir passear para a Baixa em pleno Verão com as minhas amigas. Escusado será dizer que os dias estavam muito quentes e ao fim de umas boas horas de compras (ou simplesmente a ver montras) à torreira do sol, ficávamos quase a desfalecer. Um dia, uma delas disse que havia um sítio óptimo para se beber chá gelado. Claro que eu, sempre alheia a estas coisas e aos locais da moda, não fazia ideia do que estavam a falar. Era na Rua do Norte, no Bairro Alto, chamava-se A Outra Face da Lua e era, como ainda hoje (apesar de ter mudado de endereço – Rua da Assunção, na Baixa), um salão de chá e uma loja de roupa vintage.

Com o calor abrasador que se fazia sentir na rua, ali ficávamos nós durante imenso tempo a degustar o chá fresquinho fresquinho, que nos sabia pela vida, e a conversar. Ohh muito tínhamos nós para dizer. Ainda voltei lá durante vários anos, até que quase deixei de ir. Ainda assim, nestes dias de calor penso naquele chá e tenho imensas saudades de me sentar naquelas mesas, com aquela companhia. E tenho saudades de ser mais nova. Mas bom, isto tudo para dizer que no outro dia, estava em casa a destilar, e resolvi tentar fazer um chá idêntico ao que bebia lá. Saiu bem bom, fresco e saboroso. Então foi assim que fiz:


Para 1 litro de chá gelado:

- 1 saqueta de chá verde

- 1 pitada de canela

- sumo de limão a gosto (eu pus só umas gotinhas porque gosto de sentir o sabor do chá)


Primeiro aqueci meia chávena de água no microondas e depois pus lá dentro a saqueta do chá. Deitei a mistura dentro de um jarro grande e adicionei água fria e gelo. Depois disso pus a canela e o sumo de limão e misturei tudo. Quem quiser ainda pode adicionar açúcar e hortelã (eu optei por não pôr nenhum dos dois). E já está! Um chá geladinho pronto para vos matar a sede! Digam lá quem é amiga, quem é?


Posts relacionados

4 comentários

  1. Deve ser muuuuito bom! Vou experimentar! :)

    ResponderEliminar
  2. É a primeira vez que passo por aqui. Gostei muito :) Vou voltar *

    ResponderEliminar
  3. É muito bom mesmo :) vale a pena mesmo nestes dias de calor :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Nina :) espero que sim! Eu também vou dar uma espreitadela no teu cantinho :)

    ResponderEliminar