8 desejos para a blogosfera em 2016

Desejos blogosfera 2016

Começou mais um ano e, com ele são feitos balanços e as resoluções atropelam-se. Funcionam bem comigo os inícios de ano. É nesta altura que sinto sempre uma maior vontade de arregaçar as mangas e de fazer mais e melhor. E isso levou-me a pensar em mim, no Daydreams e na nossa blogosfera no geral, e naquilo em que podemos melhorar.

Sinto que a nossa blogosfera tem ainda muito para dar (e muito para evoluir), mas também fico feliz por ver que, de ano para ano, cresce a qualidade e a originalidade, própria da 'selecção natural' inevitável que vai acontecendo.

De qualquer forma, como sei que ainda há um longo caminho a percorrer, aqui ficam os meus desejos para este ano para a blogosfera nacional:

Mais colaborações. Acho que ainda andamos todos a fugir uns dos outros, com medo que nos roubem as ideias, e demasiado focados nos nossos cantinhos, sem pensar que das colaborações saem (quase sempre) resultados óptimos! Vamos perder o medo de mandar aquele email e de sugerir a alguém aquele projecto fantástico em que andamos há tanto tempo a pensar. Aconteceu-me isso com o Bloggers Camp, que esteve mais de um ano apenas na minha cabeça, e a verdade é que assim que o partilhei com a Ana e a Cat, a ideia passou do papel para a realidade! (E convenhamos que foi uma bela ideia, com executoras de luxo!).

Mais partilha. Aprenderam alguma coisa de novo no ano que passou? Ou nos vossos vários anos enquanto bloggers? Ou ainda nos poucos meses que têm de blogosfera? Partilhem! Só com os erros é que aprendemos! Mas não partilhem só os erros, partilhem também as coisas boas e ensinem algumas das vossas dicas e truques! Eu própria tenho de trabalhar mais este ponto, mas estou a tentar melhorar!

Menos parcerias sem jeito. Aii o que me doeu o coração quando uma vez entrei num blog de uma rapariga beeeeeem mais nova que eu, bem longe de ir ser mãe, e me deparo com um post a falar de produtos para bebés e grávidas. Sério, não! Por favor! Não faz sentido nenhum... E se as marcas vos mandam algo que não lhes pediram não têm de mostrar só para eles ficarem felizes. É do interesse das marcas que os blogs que falam dos seus produtos tenham como audiência-alvo a mesma do dito produto! Eu sei que nem sempre as marcas são selectivas a esse ponto, mas se elas não são, sejam vocês. A mudança tem de começar por algum lado.

Mais promoção dos outros. Já disse que acho que continuamos demasiado focados em nós próprios? Então reforço: continuamos demasiado focados em nós próprios. Eu já estive dos dois lados, do de promotora e do de promovida. 'Promover' blogs que adoro e que sigo regularmente é uma coisa que gosto mesmo de fazer! E, claro, ser 'promovida' por outros blogs é uma sensação maravilhosa! Eu costumava fazer isso com o Yes, Weekend que entretanto passou a ser newsletter (se ainda não subscreveram, subscrevam aqui), mas tenho planos para começar a fazê-lo com regularidade no Facebook, por isso estejam atentos, porque pode ser que descubram coisas giras ou que, um dia, os promovidos sejam vocês!

Menos conteúdo para encher chouriços. É sempre, SEMPRE, melhor não publicar que publicar uma porcaria qualquer. Been there, done that. Mas isto não quer dizer que possam ficar sem publicar só porque estão com preguiça de escrever aquele post tão giro que já está todo delineado na vossa cabeça. Again, been there, done that. E eu bem sei que de vez em quando é preciso uma pausa, mas não estejam demasiado tempo ausentes. Os vossos leitores vão sentir a vossa falta!

Mais guest blogging. Eu sei que um blog dá trabalho, quanto mais arranjarmos ideias para irmos partilhar no blog de outros, mas pensem assim: e se pudessem pôr o vosso conteúdo (super interessante!) em blogs que partilham a vossa audiência-alvo? Provavelmente seriam mais umas dezenas, ou centenas, de pessoas novas a verem o conteúdo maravilhoso que vocês produzem! Ou seja, mais seguidores para vocês e mais visualizações para o blog onde foram guest bloggers. Para usar um termo biológico, era uma simbiose perfeita, não acham?

Menos negativismo. Não venham para a blogosfera rezingar do inferno que é a vossa vida e lavar a roupa suja. Aliás, não venham, de todo, para a internet fazê-lo. Aquilo que hoje vos faz todo o sentido amanhã deixou de fazer, mas o que vai para internet fica na internet, literalmente, para a eternidade. Além disso ninguém quer ler um blog onde a pessoa se está constantemente a queixar da vida no geral ou de outros temas em particular. Um desabafo pode ser importante, especialmente se o assunto puder, de alguma forma, ajudar os leitores a não cometerem o mesmo erro ou a ultrapassarem um problema, mas não exagerem. Embora eu acredite que os blogs não têm de mostrar sempre só as partes perfeitas, também acredito que devem ser, no geral, espaços descontraídos, felizes e agradáveis de se visitar.

Mais iniciativa. Têm uma ideia para uma série de posts mas precisavam que a marca x ou y vos patrocinasse de alguma forma, ou queriam que a marca z ou w, sobre cujos produtos vocês vão falar, partilhasse o vosso conteúdo nas suas redes sociais? Arrisquem! Enviem o email, entrem em contacto com as marcas e mostrem-lhes do que são capazes. O 'não' é garantido, por isso tudo o que vier a mais é bónus!


E vocês, o que gostavam de ver mais na nossa blogosfera? O que sentem que está a faltar? Quais sentem que são os maiores pontos fortes e pontos fracos? Vá vá, partilhem tudo nos comentários! Vamos tornar a blogosfera num lugar de maior ligação e entre-ajuda!


Posts relacionados

26 comentários

  1. Excelente post, Cat! Concordo com TODOS os pontos que escreveste. A questão das colaborações e da partilha parece-me vital - afinal, isto não tem piada nenhuma se andarmos aqui a falar para as paredes, e honestamente neste - quase - meio ano de blog, o melhor que tirei foram mesmo as pessoas que conheci e as amigas que fiz!

    Concordo mesmo com o que dizes sobre o negativismo. Ok, há maneiras de dizer as coisas. Há textos "pessimistas" que são lindíssimos de ler. Mas uma coisa é saber escrever e criar um diário que valha a pena ler, outra é vir só fazer rants porque a vida nos corre mal. E atenção, negativismo é diferente de lutar por questões sociais. Dou como exemplo o meu "Fórum de Ideias". Normalmente estou sempre a queixar-me de alguma coisa, verdade, mas é uma queixa com um objectivo, não é só "porque sim". Mas os blogs são o nosso espaço e temos direito a usá-los como tal...desde que não seja sempre a encher o saco :p Confuso ahah

    Bora pôr as mãos à obra <3

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Joana, adoro o teu Fórum de Ideias, e acho sempre que é preciso abanar as coisas. Mas abanar as coisas não é passar a vida em modo queixume :p era a isso que me referia ahahaha!

      E tens razão, não há nadinha melhor nesta coisa de ter um blog que as relações que crias, mesmo que sejam colaborações em win-win situations. Tudo é válido, inclusivamente encontrares pessoas com quem gostas de trabalhar :)

      Beijinho* (e eu cá gosto muito do teu Jiji! Agora é continuar sempre a aprender e a melhorar :)

      Eliminar
  2. Que post fantástico. Eu sou nova nestas andanças, portanto há muita coisa sobre a qual ainda nem sequer pensei (parcerias, guest posts e colaborações), mas concordo completamente com a ideia de que colaborando, cooperando, podemos muito mais. E julgo que se aplica à blogosfera e ao resto da vida. O isolamento e individualismo nunca conduzem a algo positivo. Mas a verdade é que nestes meus primeiros passos por este mundo tenho encontrado essencialmente gente muito simpática e interessante, que realmente me incentiva a continuar - portanto não me posso queixar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Ana! Fico muito feliz que encontres pessoas que te motivam e inspiram! E as colaborações e assim vêm com o tempo, mas o mais importante é estarmos receptivos e pensarmos não só como o outro pode fazer algo por nós, mas como nós podemos fazer algo pelo outro :) Um grande beijinho e boa sorte! Espero que continues por aqui durante muito tempo :) *

      Eliminar
  3. Quando me apetece voltar a fazer do Parmim um projeto só meu, devido a falta de visibilidade, inspiração e tempo, e deixar de partilhar o que escrevo, leio coisas como este teu post, e apetece-me tanto continuar, ou melhor, recomeçar.
    Porque em meia dúzia de meses da minha partilha pública sinto que fiz muito pouco e que errei já em alguns pontos... Obrigada pela tua partilha! Gosto sempre de cá vir :)

    Parmim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diana, não tornes o teu Parmim privado :) eu gosto muito de lá passar embora cometa o erro de comentar muito menos vezes do que aquelas que deveria... Mas vou tentar mudar isso este ano :)

      A verdade é que a falta de inspiração nos toca a todos. Não é fácil manter a motivação e a frequência de publicações, mas tenho a certeza que vais conseguir! E a visibilidade é uma coisa que se trabalha. Sim, trabalha (não cai do céu :p)! Beijinhos*

      Eliminar
    2. Prometo que sim, que vou trabalhar nisso! :)

      Tu encantas-me *

      Eliminar
    3. Força! Tu consegues (mesmo!) :) um grande beijinho*

      Eliminar
  4. Este post está só maravilhoso, Cat! Podia ter sido eu a pensá-lo e/ou a escrevê-lo, uma vez que não há nada em que discorde de ti aqui. Subscrevo inteiramente e já me ri aqui, tu sabes porquê. :P

    Eu adoro a ideia do guest posting! Aliás, em 2014 lancei a ideia para o ar e ninguém me ligou nenhuma, mas depois disso já fiz algumas colaborações para outros blogs e adorei a experiência. :D

    O conteúdo para encher chouriços é tão isso! Eu dispenso-o e prefiro mesmo não publicar do que publicar ou parvoíce qualquer. Até porque sei que as pessoas que lêem o meu blog não vão gostar.

    Que venham mais colaborações maravilhosas em 2016 e menos invejas dos "vizinhos". Às vezes, temos mesmo que nos unir para criarmos coisas ainda melhores (como nós!). :)*

    Joan of July

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Cat! Adoro saber que foram os nossos blogs que nos juntaram. Mas eles só juntaram as bloggers, e nós próprias fizémos das bloggers amigas, cúmplices e companheiras para todas as lutas! Tu és uma das minhas grandes inspirações, mesmo! Sempre atirada à vida, que nunca diz que não a nada, e se vira para fazer (e ser) sempre mais e melhor! E este ano vamos abanar isto um bocadinho, shall we? :p *

      Eliminar
  5. Adorei, concordo contigo em todos os pontos e faz-me pensar que realmente poderia ter mais iniciativa no que diz respeito a parcerias. Obrigada por partilhares :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camellia, muitas vezes se a ideia, ou proposta, de parceria não partir de nós, acaba por ser difícil. A blogosfera está 'cheia' e é difícil encontrar todos os bons blogs que por aí andam. E isto é verdade da perspectiva de outros bloggers e da perspectiva das marcas! Por isso força! Pensa num projecto giro e arrisca :) *

      Eliminar
  6. Vou sempre admirar a paixão que tens não só pelo teu blog mas pela blogesfera em geral. É muito bonito Catarina, mesmo.
    Tenho imensa pena que o projecto das 5 tenha caído :( Acho que tinha imenso potencial...
    Um bom ano de 2016 para toda a blogesfera!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh também tenho imensa pena que o nosso 5 em ponto tenha acabado por desvanecer, mas foi um ano difícil para todas, em vários sentidos. O que importa são as ligações que ficam, não é? :)

      Gosto muito, mas mesmo muito do meu blog, e adoro o mundo blogosférico e tenho ideias para o revolucionar (ou quase aahahaha) ao nível nacional :p *

      Eliminar
  7. Ai, que post tão positivo e cheio de coisas boas, já me pôs a sorrir e com a cabeça a fervilhar de ideias.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiii que bom Daniela! Era mesmo esse o objectivo :D *

      Eliminar
  8. É tal e qual isto, sem tirar nem pôr (as parcerias sem jeito, então...!). E sim, devemos partilhar mais, promover mais, aparecer mais (mas da melhor forma, não só para aparecer). Faço-o muito no meu blog e só tenho a dizer bem. E se falamos dos outros, os outros falam de nós, ou não é? E as colaborações.... Ah pois, falta-me essa, mas vamos a ver se perco a vergonha em 2016!! Beijinhos e bom ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, TENS de perder a vergonha! E de te dedicar mais ao blog que eu adoro ler-te e acho que tens um blog óptimo :) Beijinhos*

      Eliminar
  9. Apetece ler e reler todos os pontos que escreves. Porque é mesmo assim, é exactamente assim. E ao ler, parece que se enche um balão com ar suficiente para levar os nossos sonhos mais longe. Espero que em 2016 possam sobrevoar no céu todos os nossos balões de esperança. Quanto a mim, desejos tenho muitos. Acho que os vou partilhar para ver se se realizam ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz isso sim Carla :) escreve-os e deixa-os bem à vista. Vais ver que se realizam! Um grande beijinho e obrigada pelas tuas palavras sempre tão bonitas <3 *

      Eliminar
  10. Mais originalidade e partilha acima de tudo hehe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A originalidade é relativa :) podes escrever sobre algo que já foi batido e rebatido e ainda assim acrescentar algo novo :) Quanto à partilha, muito mais partilha mesmo! Sem qualquer margem para dúvidas :) *

      Eliminar
  11. Gostei muito do post e não podia concordar mais. Tenho nos meus planos começar com colaborações este ano! Acho muito giro e todos têm a ganhar. Vamos ver se arranjo Bloggers dispostas a isso! ☺️ Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que vais encontrar bloggers dispostas a colaborar Cátia :) especialmente se os projectos forem consistentes e coerentes (que tenho a certeza que são) Beijinhos e boa sorte*

      Eliminar
  12. Olá Catarina,
    Os desejos que referiste fazem todo o sentido. Eu aposto muito no meu blog nas colaborações por exemplo. Descobri que algumas meninas que frequentaram a mesma faculdade que eu também tinham blog e/ou facebook onde partilhavam os seus gostos / talentos (fotografia, cozinha, etc) e colegas de secundário que têm negocios proprios e que merecem ser divulgados. Existe conteudo que não domino e ao permitir que quem domina o assunto participe no meu blog enriquece-o. Já fiz várias amizades derivado ao blog e isso é super positivo! Eu quando gosto do trabalho de alguém partilho com todo o gosto e quando as pessoas atingem determinadas metas partilho da felicidade delas!
    Aproveito ainda para te dar os parabens pelo blog e pelo bloggers camp! :D

    Beijinhoss
    Raquel Addicted To|Facebook|Instagram|Zomato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh obrigada Raquel! Fico mesmo muito feliz ao ler as tuas palavras! É mesmo verdade que quando abrimos os nossos blogs a outros, com conhecimentos diferentes dos nossos, eles só têm a ganhar :) continua assim! E se precisares de alguma coisa, manda email :) Beijinhos*

      Eliminar