Upcycling Challenge #1 – Especial Dia dos Namorados

Foi há quase um mês que recebi um email muito especial da Dalila a perguntar-me se queria fazer parte do grupinho do projecto Upcycling Challenge. Eu, claro, disse logo que sim!

A ideia deste projecto é reciclar materiais e aproveitar as coisas que temos por casa para criar novos objectos, com novas funcionalidades, e isso agrada-me particularmente. Primeiro, porque eu adoro fazer DIYs, e já há algum tempo que não havia nenhum novo por aqui, e segundo, porque reduzir a minha pegada ecológica é algo que tento fazer sempre, com pequenos gestos, no meu dia-a-dia.

Então, o tema do meu primeiro projecto era para criar algo alusivo ao Dia dos Namorados e eu queria que fosse algo que pudesse ficar em ‘exposição’ aqui por casa, e não arrumado numa qualquer caixa de recordações. Sendo assim, surgiu a ideia de fazer uma moldura, mas com um twist! Queria que fosse magnética e que desse para ficar exposta no nosso frigorífico! Curiosos? Então vejam a lista com os materiais necessários para este do it yourself já ali em baixo.

Para fazerem a vossa moldura magnética vão precisar de:
 – cartolina grossa/cartão/capa de um caderno velho (que foi o que eu usei);
 – tesoura;
 – régua;
 – lápis;
 – folha de papel colorido (usei uma da Tiger) ou papel de embrulho;
 – fita-cola;
 – cola em stick;
 – x-ato;
– rolo de fita adesiva magnética (podem encontrar em qualquer papelaria).

O primeiro passo é recortarem a estrutura da vossa moldura. Para isso vão ter de pegar no cartão que escolheram e medir um rectângulo de 13 cm de comprimento por 8 cm de largura. Depois de desenhado esse rectângulo, vão medir 2,5 cm para cada lado (cima, baixo, direita e esquerda) para criarem uma margem grossa.

Depois, só têm de recortar a estrutura da vossa moldura que vai ficar como se vê na imagem abaixo.

Depois de terem a vossa estrutura finalizada, vão colá-la na folha de papel de embrulho/colorido que escolheram, mais ou menos a meio. A minha tinha o tamanho de uma folha A4 e serviu perfeitamente, sem grande margem de manobra, por isso aconselho que usem uma mais ou menos com as mesmas dimensões se fizerem uma moldura do mesmo tamanho que a minha.

Agora que colaram o primeiro lado vão ter de fazer cortes no papel que ficou no interior da vossa moldura. Para isso, façam cortes na diagonal, para o interior, tal e qual como na imagem que está já ali em baixo. Depois só têm de retirar o rectângulo em excesso, passar a cola no cartão e dobrar e colar o papel.

Quando a parte interior estiver colada, cortem o excesso de papel de cada canto da vossa moldura em pequenos triângulos, para criar uma espécie de aba para fechar os envelopes, estão a ver a ideia?

Depois disso, só têm de passar novamente a cola em stick no sítio onde vão querer dobrar essas abas – ou seja, à volta de toda a vossa moldura – e já está! A vossa moldura já está forrada e pronta para a converterem em moldura magnética. Se, por acaso, houver papel a sobrar no interior da vossa moldura, retirem-no com o x-ato.

Para garantir que o papel não se começa a descolar façam como eu e ponham fita-cola na parte de trás da moldura para segurar todas as pontas e, depois disso, recortem os pedacinhos da fita adesiva magnética em boa quantidade – uns 6 grandinhos, porque a ‘força’ magnética desta fita é relativamente baixa.


O resultado final é uma moldura super fofinha para fazer companhia aos milhentos ímanes que dão vida ao nosso frigorífico! O que acharam? Esta ideia é mesmo muito fácil de pôr em prática e tenho a certeza que vão fazer imenso furor ao presentearem o/a vosso/a namorado/a com um miminho tão original e, ainda por cima, feito por vocês!

Para se inspirarem com mais algumas ideias para o dia mais romântico do ano, visitem os blogs das outras participantes:

Joan of July | Jiji | A Girl in Mint Green | Miss Melfe | Hey, Pêssegos | Chique e Geek | The Insomniac Owl | The Pink Elephant Shoe | Cor Sem Fim | Messy Hair, Don’t Care | Anda Daí

Se houver desse lado interessados em participar neste projecto, não deixem de mandar email à Dalila para: missmelfe@outlook.com para ela vos pôr a par de todos os detalhes!

E desse lado, já há planos para dia 14? Eu cá não sou de intrigas, mas para mim qualquer desculpa é boa para mostrarmos à nossa cara-metade o quanto significa para nós. E, acreditem, os pequenos gestos significam o Mundo!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *