Getting Hitched #4 - Encontrar o espaço perfeito

Como escolher o espaço perfeito para o teu casamento

Ahh a escolha do espaço para o dia em que vamos reunir aqueles de quem mais gostamos! Pode parecer tarefa fácil - e no nosso caso confesso que não foi particularmente difícil - mas também se pode tornar num bicho de sete cabeças porque a oferta é muita e os preços são muitas vezes parecidos. Ou seja, se não tivermos uma ideia mais ou menos bem definida do que pretendemos a probabilidade de ficarmos com a cabeça a andar à roda com tanta coisas que vemos é enorme!

Por isso, antes de vos contar tudo sobre o espaço que escolhemos para o grande dia (alguns de vocês já saberão, mas para outros será novidade), quero falar-vos daquelas que foram, na minha experiência, as condições essenciais para a escolha do sítio.

Definam o vosso plafond. Não faz sentido estarem à procura de quintas, restaurantes, palacetes ou hotéis que vos cobram 150€/pessoa, quando o vosso orçamento são 10000€ e têm 200 convidados, certo? Façam bem o vosso trabalho de casa para garantirem que só escolhem sítios dentro do vosso budget, para terem a certeza que ele não descamba e, mais do que isso, para não se apaixonarem por sítios que depois não podem pagar.

Limitem as vossas escolhas. A dica mais importante que vos posso dar: procurem muito na internet, tenham as vossas preferências e, no fim, decidam apenas visitar 3-4 espaços, no máximo! Se começarem a entrar no campo do 'aiiii só mais este, olha que lindo!', vão começar a dar azo a muitas indecisões e entrar numa espiral de ansiedade que vos vai deixar sem saber o que escolher.

Percebam se o espaço de adequa à vossa visão e necessidades. Visitaram 3 sítios e adoraram todos, não é? Bom, então o problema vai ser decidir com quem trabalhar. Primeiro, obviamente, percebam se o espaço se adequa à vossa visão. Por exemplo, nós visitámos uma quinta linda mas cuja forma de funcionamento não nos agradou porque havia demasiados espaços separados, por onde as pessoas tinham de passar o que ia originar dispersão por parte dos convidados e despedidas precoces. Podem perceber que esta quinta ficou logo como que riscada da nossa lista, certo? Tem de haver uma certa coerência e racionalidade no que diz respeito à escolha do espaço, por isso pensem muito, debatam muito, peçam opinião a pessoas que estejam menos pessoalmente envolvidas no assunto, etc. Outra coisa importante é perceber se o espaço responde a todas as vossas necessidades. Se são pessoas ocupadas, com pouco tempo para pensar em pormenores de decoração, para pensarem onde fica melhor isto ou aquilo, para escolher flores, ou para pensarem em fornecedores de todo o tipo, então escolham um espaço que já vos ofereça algumas opções de decoração de que gostem. É menos uma preocupação para o vosso lado e deixa-vos mais tempo para personalizarem a vossa festa com pequenos apontamentos que não querem mesmo que faltem.

Escolham trabalhar com quem vos inspira mais confiança. Pode até parecer um conselho meio parvo, mas garanto-vos que não é. Quando falo em confiança não tem a ver com a pessoa ser séria, ou certinha com pagamentos... Tem a ver com o entendimento que tem da festa que vocês pretendem. Visitaram um espaço que acharam bastante bom para o que pretendiam, mas quando falavam de decoração pareciam nunca entender o que queriam? Ou sentiram que diziam que sim só para não terem de vos ouvir muito? Tentaram impingir-vos coisas que não queriam à partida ter? Então descartem essas pessoas! Uma coisa é ouvirmos os conselhos de um profissional da área que, claramente, entende muito mais do assunto do que nós, outra coisa é quererem impingir-nos coisas que não queremos, mesmo que muito disfarçadamente. Entendam a diferença, essa subtil diferença, entre compreenderem a vossa visão ou quererem transformar a sua própria visão na vossa visão.

Fiquem felizes e entusiasmados com a vossa escolha. O espaço que vos vai acolher, bem como a decoração e as pessoas que vos vão ajudar a darem os passos certos antes do grande dia - e durante o grande dia - são fundamentais! Por isso escolham com a razão, mas não se esqueçam de ouvir também um bocadinho o vosso coração. Se o fizerem, com conta, peso e medida, podem ter a certeza que encontraram o espaço certo para o vosso dia e que a vossa escolha foi a melhor de sempre!

Se reunirem todas estas condições na escolha do vosso espaço, tenho a certeza que dificilmente alguma coisa poderá correr mal! Claro que há sempre imprevistos, mas um espaço que vos faz felizes e pessoas que vos inspiram confiança são meio caminho andado para o vosso casamento ser um sucesso estrondoso!

Posto isto, chegou a altura de falar da nossa escolha, não é? E ela recaiu sobre a magnífica Quinta do Hespanhol! Eu já sabia que gostava de ter um casamento mais romântico e rústico-chique (isto existe?), e consegui passar com sucesso essa ideia para o querido, que rapidamente a adoptou como dele também. Sendo assim, foi fácil de escolher o sítio que, tal como muitas das decisões que tomámos, foi um caso de amor à primeira vista. Não conhecem? Então fiquem a conhecer, e percebam o que nos fez saltar alguns batimentos cardíacos e entender que este era o NOSSO espaço.

Como escolher o espaço perfeito para o teu casamento
Como escolher o espaço perfeito para o teu casamento
Como escolher o espaço perfeito para o teu casamento
Como escolher o espaço perfeito para o teu casamento
Como escolher o espaço perfeito para o teu casamento
Como escolher o espaço perfeito para o teu casamento
Como escolher o espaço perfeito para o teu casamento

O que acharam do espaço? Já conheciam? A Quinta do Hespanhol fica em Torres Vedras e, para além de ser linda, tem uma equipa - chefiada pela dona, a Ana - que funciona de forma perfeita! Não há pormenores descurados, e não falha nada nas mãos deles! A Ana é uma excelente profissional mas, mais do que isso, é um doce de pessoa e faz-nos sentir sempre seguros e com a certeza que vamos ter o dia dos nossos sonhos se nos deixarmos guiar pelas suas dicas sábias e predilecção pelos casamentos repletos de detalhes delicados, bem ao estilo Pinterest.


Fotografias: mais uma vez, pela dupla do Momento Cativo


Posts relacionados

10 comentários

  1. Ohhhhh my, o espaço que vocês escolheram é de sonho - confesso que também imagino algo assim caso um dia me case. Despretensioso, mas bonito :)

    Deixa-me só dizer-te que a primeira dica que dás é vital - já vi pessoal a ficar triste a sério por não a ter cumprido :p e aplica-se a tanta coisa na vida!

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Bem, como eu estou adorar estas tuas partilhas *.* de verdade! O meu casamento ainda não está "para já", mas estará "para breve" e devo dizer-te que esta referência de fotógrafos foi preciosa! Não tenho sentido empatia com nenhuma equipa de fotografia que tenho visto ser partilhada aqui na blogosfera. Há sempre qualquer coisa no trabalho que me incomoda e, para mim, os fotógrafos têm que ser perfeitos! E eu acho que a dupla do Momento Criativo é isso mesmo. É isso tudo. É tudo o que sonhei! Já fui ver o site deles e adorei todos os trabalhos!!! Por isso, minha linda, obrigada pela dica.

    A Quinta do Hespanhol já conhecia e é absolutamente de se perder a cabeça, no bom sentido :)

    Beijinho enorme*

    ResponderEliminar
  3. Conheço lindamente porque já lá fui a alguns casamentos. Que bela escolha!!

    ResponderEliminar
  4. O espaço é lindo - acho que tem a atmosfera ideal para uma festa de casamento.
    Se algum dia casar acredito que a escolha do espaço será a mais importante, principalmente porque sou ateia e a própria cerimónia seria no sítio da festa. Esse é de sonho!


    Kill Your Barbies

    ResponderEliminar
  5. Que espaço encantador, muito Pinterest :D
    Adorei as dicas que deste e adorei o blog, já estou a segui :)

    Beijinho <3
    callmemisslilsusie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. parece ser um local mesmo interessante e bonito!

    ResponderEliminar
  7. Muito bom! Inspirou me imenso! Bom blog, Portugal necessita de mais plataformas como esta para evoluir :) Beijinhos!!

    http://10metrosdouniverso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Essa quinta parece-me tãoooooooooooooo linda!
    Eu tb casei em 2016 e foi realmente um dia maravilhoso! <3

    ResponderEliminar