I’m off to Japan!

Tenho andado vai não vai para vos contar esta novidade, porque eu sou daquelas pessoas que parece que só acredita que as coisas são reais quando já está com um pé dentro do avião rumo ao destino pretendido. Mas não consigo aguentar mais! Que esta é uma daquelas novidades tão, mas tão grandes, que parece que não cabem cá dentro!

Pois bem, esta que vos escreve vai para o Japão! Não, não é de férias! Serão quase 6 meses a aprender novas técnicas, a trabalhar num laboratório em terras nipónicas, e a viver, assim em primeira mão, toda a cultura japonesa, como, por exemplo, comer sushi todos os dias e ouvir aquele falar cantado que eles têm. Ou seja, durante esse tempo vou escrever-vos do outro lado do mundo, com um fuso horário de mais 9h, e de um pequeno quarto-casa de 14 metros quadrados.

A partida será em Setembro, isso é certo, e a cidade onde vou ficar chama-se Chiba e fica a menos de 1h de transportes de Tóquio. Confesso que estou ansiosa e ao mesmo tempo em pânico – porque sou uma menina da mamã que nunca esteve fora do país mais do que 15 dias. Mas é mesmo uma oportunidade única que eu não podia deixar escapar!

Até lá, se já visitaram o Japão, mais ou menos recentemente, fico à espera das vossas dicas de locais a visitar – quero aproveitar para passear muuuuuuito! -, de iguarias a não perder, de marcas a experimentar e de experiências que não posso deixar de ter! E aqueles de vocês que já estiveram umas temporadas fora, quais são os vossos truques para não ficarmos tão home sick? Que isto vai ser uma verdadeira aventura, ohh se vai! E eu quero partilhar tudinho convosco!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Clênia, muito obrigada pelo teu comentário! É tão bom saber a perspectiva de quem está fora de casa. Acredito que vão haver dias em que vou ter vontade de largar tudo e vir embora, mas 6 meses vão passar rápido e por isso vou ter de viver tudo intensamente mesmo 🙂 *

  2. Ahahaha não imaginas como me ri quando vi a tua mentirinha de 1 de abril (já sabia que ia nessa altura, mas ainda não sabia quando nem como :p).

    Claro que há chão, é uma questão de combinarmos 🙂 terei todo o gosto em receber-te na minha mini-casa!

    Beijinhos e obrigada pelas dicas*

  3. Só te posso desejar muito boa sorte e uma boa viagem, na certeza de que estarei aqui, deste lado, ansiosa para ler e saber de novidades, aventuras, experiências…quero saber tudinho, sim?

  4. Parabéns por esta oportunidade!
    Será de facto uma experiência extremamente enriquecedora, mas tenho de dizer que gastronomia japonesa não é sushi todos os dias, e a língua não é assim tão ''cantada'' como podem pensar.. ahahah
    Estudo japonês na universidade, e história e cultura asiática, por isso, antes de ir aconselho mesmo a estudar a língua, e certos padrões/comportamentos próprios da cultura. Está certo que lhe darão um certo ''desconto'' se fizer algo errado porque é estrangeira, mas é muito apreciado saber como se comportar em certos meios e ambientes.

    Iguarias para provar: onigiri; mochi; udon; tenpura; ramen; soba; anpan; meronpan; takoyaki; gyoza;
    doces: kakigori; konpeito; taiyaki; dango;

    Ainda poderia fazer uma lista de sitios para visitar, mas receio que tornaria este comentário ENORME! ahahah
    Espero ter ajudado! 🙂
    C.

  5. Parabéns Cat! Isso é será uma aventura!
    Falo apenas como quem vive há 8 anos fora de casa. Nunca acharei que esta é a minha casa, isto é certo. E é lógico que sentirás imensas saudades, porém tenta encontrar motivos para curtir aquele lugar. Com certeza que estarás em contato connosco através do blog, redes sociais e da tua família pelo skype, mas será bom para ti absorver cultura, diferenças e muitas novidades, desenvolver novos gostos e aprender muito com eles também. Acredito que quando já estiveres acostumada será hora de voltar e por isso, viver cada momento será fundamental para que esta tua jornada seja produtiva e boa no real sentido da palavra.
    Não nos queres levar na mala? Isso é que era! Tenho imensa vontade de conhecer o Japão e por isso, desejo-te tudo de bom e boas energias para que vivas boas experiências lá por nós.
    Beijinhos!

  6. A serio?! Que otimas noticias, nao ha nada melhor que conhecer um pais vivendo nele. Japao e aquele destino que quero muiiiiito ir, sera que nessa mini casa havera um pedicinho de chao pa uma visita? Hehe

    Olha eu acho que ficar home sick e natural e provavelmente vai acontecer por te mudares para uma cultura tao diferente. Normalmente o primeiro mes e uma beleza, e a descoberta, e vais estar super ocupada a adaptar e a conhecer mas depois e possivel que comeces a ter aquelas saudades tipicas da nossa comidinha tao boa e das pessoas que estas mais conectada. Para isso o skype e um grande amigo, mas usa lo de forma equilibrada e importante, pois se falares no skype todos os dias com a mae vais sentir ainda mais saudades e vintade de bazar…. mas todos somos diferentes, se calhar funcionas de outra forma tens de perceber isso em ti.

    A comidinha sempre podes fazer em casa, leva um bacalhau e outros ingredientes que nao deve haver no japao para guardares pa aquelas alturas que queres mesmo comida tuga. Eu sugeria que conhecesses alguns tugas e que fizesses amizade com outras pessoas o mais rapido possivel pois assim nao te vais sentir tao sozinha. Refiro me tb aos tugas para te sentires mais perto da tua cultura. O couchsurfing tem grupos tipo foruns muito bons que te podem ajudar nessa tarefa de alargares a tua network 😉

    Vai correr tudo bem, vais ter uma experiencia unica que te vai mudar para sempre!
    Mantem nos ininformadas sim? Queremos muiiiiitos posts do japao yehhhh

    Ps. Eu a brincar no dia das mentiras que me ia mudar po japao e tu vais mesmo! Ironia dos destino 😉

  7. Finalmente já é pública a tua ida ao Japão! Yay! 😀

    Vai ser tão maravilhoso acompanhar os teus quase 6 meses em Chiba e as tuas possíveis idas a Tóquio. Quem me dera… Tenho o Japão na minha Bucket List há bastante tempo, nem sabes como te invejo. 😛

    Não tenho dicas porque nunca estive tanto tempo fora do país (como tu até agora), mas fico à espera das tuas quando voltares! 😀

  8. Já sabes o que eu acho disto, Cat! E sabes que vibrei com esta notícia tanto (não mais) como tu! 😀

    Cá estarei para acompanhar as tuas aventuras nipónicas e para fazer com que o fuso horário manhoso não seja um impedimento para nada! Estou mil orgulhosa de ti: por trabalhares imenso e mereceres (genuinamente) isto, por aceitares a aventura de uma vidinha (ou quase) e por estares tão confiante e optimista em relação a isto!

    I love you ♥

  9. Que. Sorte. Do. Caraças. Parabéns!!! Tou aqui a roer-me de inveja e ansiosa por ouvir as tuas aventuras pela terra do sol nascente 😀

    A única dica que posso dar é que se precisares de informações, há uns quantos subreddits no reddit.com cheios de pessoal sempre pronto a tirar as dúvidas aos visitantes e expats .

  10. Parece que me fizeste lembrar um bocadinho a adrenalina que senti quando fugi de Portugal e fui trabalhar para Espanha. Foi uma viagem curtinha geograficamente falando, mas gostei tanto, que os 6 meses iniciais transformaram-se num ano e meio.
    Que bom, que bom, que bom! Adorei a novidade! Vais gostar muito e vais crescer muito também! Beijinho*