Velas de Natal personalizadas


Hoje trago-vos mais um do it yourself bem simples e que acho que vos vai ser útil para fazerem um bonito centro de mesa, ou para porem numa tacinha a boiar. Então, vou ensinar-vos a fazer as vossas próprias velas, com apenas um ingrediente!

Então, para este projecto vão precisar de:

- Velas vermelhas (comprei as minhas numa loja chinesa)

- Cortadores de bolachas em formatos natalícios (estes são da Casa)

- 2 Panelas de alumínio

- 2 Lápis

- Elástico de escritório

- Fita-cola dupla face

- Papel vegetal


Usei uma vela com cerca de 20 cm por cada forma, por isso precisei de quatro velas. O primeiro passo é cobrirem toda a área de trabalho com papel vegetal porque, apesar de ser um projecto simples, faz alguma sujidade. De seguida, partam a vela ao meio e coloquem-na na panela. Não se preocupem se o pavio partir porque têm 4 pavios enormes para usar. Derretam, então, a vela em banho-maria, e retirem o pavio com a ajuda de uma colher de pau. Limpem-no com as pontas dos dedos ou as unhas (o melhor possível) e depois cortem-no em pedaços grandinhos, para não ficarem demasiado curtos.

Velas de Natal 2

Quando os pavios estiverem cortados colem a fita-cola dupla face numa das pontas, dobrem-na ao meio, e depois colem-na ao papel vegetal que vai ficar por baixo da vossa forma. Coloquem a forma com o pavio no meio e prendam-no entre dois lápis tal como está na imagem acima. 

Velas de Natal 3

Quando a vossa vela tiver derretido totalmente, vertam-na para dentro das vossas formas. É normal que a parafina verta, às vezes quase na totalidade, mas se for esse o caso não se apoquentem porque fica sempre alguma parte a cobrir o fundo da forma, que faz com que, quando voltarem a deitar a restante parafina derretida, ela já não saia do sítio onde a querem.

Velas de Natal 4

Deixem as vossas velas solidificar durante umas duas horas e depois estão prontas para serem desenformadas. Há quem unte as formas com óleo para que este processo seja mais fácil, mas eu fiz um teste 50/50 e honestamente acho esse passo desnecessário. Então, com cuidado, vão afastando a forma da vossa vela até que ela saia totalmente.

Velas de Natal 5

Finalmente, cortem o pavio para ficar com mais ou menos meio centímetro e têm as vossas velas prontas para serem usadas como preferirem. Gostaram do resultado?


Posts relacionados

6 comentários

  1. ideia tão simples e tão bonita,:)

    Another Lovely Blog! - http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adorei este DIY! :D

    Já me estou a ver a pegar nos meus cortadores de bolachas para recriar algo deste género. Tenho umas quantas velas partidas graças ao felino cá de casa atirá-las ao chão e vai ser uma óptima forma de as reaproveitar! :)

    Beijinhos e um Feliz Natal!
    --
    Sofia
    Blog: Seventeen Seconds (http://www.seventeenseconds.pt/)
    Youtube Channel (https://www.youtube.com/user/xFramesandHighHeels)

    ResponderEliminar
  3. Ahahah temos de ser originais com os nossos apetrechos! :p

    ResponderEliminar
  4. Que boa ideia! E eu com tantos restinhos de vela por gastar :p

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério? :) então até podes fazes com várias camadas, para ficar mais colorido :) *

      Eliminar