Bolachas de Gengibre e Canela


Quando chega o Natal toda a gente pensa em sonhos de abóbora, em rabanadas e em filhós. Mas eu não sou uma grande amante da doçaria desta época festiva e, sendo assim, pus-me a pensar no que é que me apetecia fazer para colmatar a minha gulodice, enquanto todos os outros estivessem a comer as coisas que eu dispenso.

Por isso, pus mãos à obra para encontra uma alternativa boa - e nova, pelo menos para mim - para fazer nesta ocasião. Depois de muito pesquisar, lembrei-me de fazer bolachinhas de gengibre e canela, uma receita que andava para experimentar há imenso tempo. Esta receita é de uma amiga que cozinha lindamente e não podia ser mais deliciosa.

Bolachas de Canela e Gengibre 2

Para fazerem as bolachinhas precisam de:

- 250 g de açúcar mascavado

- 250 g de manteiga

- 350 g de farinha

- 1 ovo

- 1 colher de café de canela (bem cheia)

- 1 colher de café de gengibre em pó (bem cheia)

- 1 pitada de sal

- rolo da massa

- formas para cortar bolachas (nas formas que desejarem).


Primeiro, acendam o forno a 170ºC e derretam a manteiga, no fogão ou microondas. De seguida, juntem a manteiga ao açúcar, à canela, ao gengibre e ao ovo e batam tudo muito bem, até todo o açúcar estar bem misturado e já não se sentirem os grãos. Depois adicionem a farinha e batam bem.

Bolachas de Canela e Gengibre 3

Quando a farinha estiver bem incorporada, se desejarem podem enrolar a massa em película aderente e levá-la ao frigorífico durante mais ou menos 30 minutos para que ganhe mais consistência. Eu não o fiz porque não tinha tempo, e como funcionou tudo bem na mesma acho que podem saltar este passo.

Bolachas de Canela e Gengibre 4

Finalmente podem começar a moldar a massa e a cortá-la nas formas desejadas. Eu ainda tive de adicionar bastante farinha, por isso não estranhem a pouca consistência da massa (mesmo após os 30 minutos no frigorífico, disse-me a minha amiga). Adicionem a farinha que for necessária até que a massa esteja suficientemente 'rija' para que possam cortar as formas e movimentá-las sem que se estraguem. Depois é só colocar as bolachinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal e levá-las ao forno durante uns 10-15 minutos.

Bolachas de Canela e Gengibre 5

Et voilá! Aqui fica o resultado final! Garanto-vos que, a juntar ao bom aspecto, estavam mesmo mesmo boas! Podem aproveitar esta receita para oferecer como miminho de Natal aos gulosos da família (ou dos amigos!). 

Além destas bolachinhas fiz ainda um bolo de noz e bombons em forma de estrela que ficam óptimos para acompanhar uma bebida quente, para aconchegar o corpo e a alma nestes dias frios de Inverno.

Se experimentarem já sabem, partilhem nos comentários os vossos resultados!


Posts relacionados

7 comentários

  1. Aiii estava tudo tão delicioso, Cat! E por acaso este fim de semana também me aventurei a fazer pela primeira vez bolachinhas de gengibre. Espero que fiquem tão boas como as tuas! :)*

    ResponderEliminar
  2. E ficou tudo uma delícia! Os bombons então... aaaaii comia agora uns outra vez :)

    ResponderEliminar
  3. Gulosa como eu sou, vou ter de experimentar essas deliciosas bolachas!

    Grande projecto!
    nerdychillout.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Aii que bom!!
    Já queria experimentar fazer esta receita, agora é que vou mesmo experimentar, com este aspecto :p
    Yummy

    ResponderEliminar
  5. Mais uma receita de bolachinhas que nos apresentas que vou sem dúvida experimentar! :)
    Têm um aspecto delicioso!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. De certeza que vão ficar, com essas mãozinhas de fada :) *

    ResponderEliminar