Roteiro de Lausanne


Ando com tantas saudades de viajar que hoje vou presentear-vos com uma viagem feita há já uns bons aninhos (cinco, para ser mais exacta!) e ainda registada pela minha primeiríssima máquina digital (com não muita qualidade tendo em conta os padrões de agora). O destino é Lausanne, na Suíça.

Lausanne é uma das cidades banhadas pelo Lac Léman, que banha igualmente Genebra (é só a mim que acontece ter sempre de ir pesquisar qual é o nome desta cidade em português?) e é magnífico. As águas cristalinas aquecem para temperaturas bem agradáveis no verão, tão agradáveis que me permitiram um mergulho. Sim, a mim, que sou provavelmente uma das pessoas mais friorentas que podem conhecer e que, por várias vezes deixei de tomar banhos refrescantes nas águas algarvias.

Na imagem acima temos uma vista fantástica sobre a catedral de Lausanne, uma verdadeira ode ao gótico, estilo que adoro. A sua riqueza e singularidade estão na arquitectura e nos belos vitrais, a contrastar com a ausência de talha dourada e semelhantes exuberâncias patentes na maior parte das igrejas que já visitei.

Lausanne 11
Lausanne 1
Lausanne 2

A arquitectura das construções da própria cidade é bastante diferente daquilo a que estamos habituados no sul da Europa, com telhados bastante inclinados e toldos nas varandas, em quase todos os prédios. Porque se é verdade que na Suíça neva como se não houvesse amanhã durante o inverno, o verão é surpreendentemente quente e tão parecido com aquele que encontramos em Portugal (pelo menos nesta zona, claro!).

Lausanne 3

Não consegui resistir a fotografar este relógio de Sol, cuja inscrição, ao ser traduzida, diz qualquer coisa como: Eu não marco senão as horas claras. Apesar de ser uma verdade de La Palice, não deixou de ter piada.

Lausanne 5

A maior parte de vocês não saberá, tal como eu não sabia até lá ir, mas Lausanne é a Capital do Olímpico, já que a sede do Comité Olímpico Internacional se localiza nesta cidade. Por isso têm um museu exclusivamente dedicado aos Jogos Olímpicos com um jardim giríssimo (Museu e Parque Olímpico), cheio de estátuas e alusões às modalidades olímpicas que tão bem conhecemos como o salto em altura, o atletismo, o ciclismo e, para terminar em beleza, também aqui encontramos a chama olímpica - acesa, óbvio! A construção na areia também se encontra no Parque Olímpico, juntamente com uma escultura com um relógio, da autoria da Swatch, que engloba os míticos anéis olímpicos.

Em cima temos ainda a Torre de Sauvabelin que se encontra no bosque Sauvabelin e que se ergue a 35 metros de altitude para nos proporcionar uma vista de cortar a respiração sobre Lausanne e o Lac Léman (fotografia abaixo). Nós já fomos ao fim do dia, e apanhámos o início do pôr-do-sol, que estava lindo.

Lausanne 4
Lausanne 6
Lausanne 7

Se não acreditavam que o lago tem provavelmente um dos tons de azul mais bonitos que eu já vi, aqui fica a prova. Há alturas do dia em que o lago está cheio de locais e turistas a passear de gaivota ou em pequenas embarcações e a tomar banhos refrescantes, que as temperaturas cá fora bem que convidam a um bom mergulho.

Lausanne 8
Lausanne 9

Aquilo que mais me fascinou na Suíça foi a natureza. O verde, a neve ainda no topo das montanhas mais elevadas, o lago cheio de patos e cisnes a nadar na maior das tranquilidades. Foi isso, foi a tranquilidade que parece exalar por todos os poros daquela terra e que me faz desejar voltar em breve.

Lausanne 10
Lausanne 12

Lausanne foi também o primeiro local onde vi pessoas a jogar xadrez com peças gigantes que estão guardadas em caixas ao alcance de qualquer pessoa. Eu, mal as vi, comecei logo a imaginar como dariam magníficas mesas de apoio só com um tampo de vidro por cima e tive vontade de perguntar onde poderia comprar peças idênticas, mas não havia espaço suficiente na mala (nem casa ainda para mobilar).

Continuamos com este passeio pela Suíça na próxima semana, por isso fiquem por aí e aguardem as novidades!


Posts relacionados

2 comentários

  1. Que fotografias tão bonitas, o lago tem, de facto, um azul lindíssimo :)

    Também já tenho MONTES de saudades de viajar *

    ResponderEliminar
  2. Já estevenos meu planos com o J, mas alterámos a rota... Agora mostraste-me que tenho de reconsiderar! Beijinho

    ResponderEliminar