Bolachinhas de Manteiga com Limão

receita-bolachas-manteiga-com-limao-daydreams-blog

No fim de semana passado, para preparar algo docinho e agradável para acompanhar o café, resolvi pôr as mãos na massa, literalmente, e fazer bolachinhas de manteiga. Esta é uma receita muito usada em casa dos meus pais por altura das férias e do Natal e, acreditem, são tão boas que voam como se não houvesse amanhã.

Para fazerem a massa vão precisar de:
– 700 g de farinha sem fermento (eu usei farinha de bolos, que tem um pouco de fermento e funcionou bem)
– 200 g de açúcar
– 200 g de manteiga (ou margarina)
– 2 ovos
– raspa de 1/3 do limão.

Esta receita dá para imensas bolachinhas, mas se fizerem em biscoitos ainda dá para mais. Atenção que a massa precisa de estar bastante consistente quando lhe pegam para conseguirem cortá-la em bolachas com as formas que usarem. Por isso, mesmo que precisem de adicionar mais farinha não se preocupem, que é normal.

Primeiro que tudo derretam a manteiga. A seguir, juntem-na ao açúcar e misturem bem. Depois adicionem os ovos um a um e batam a mistura até se formar um creme fofo. Vai ficar esbranquiçado e relativamente consistente, por isso não desistam antes dessa fase. No final juntem a farinha toda de uma só vez e a raspa do limão e misturem tudo muito bem com uma colher de pau.

Quando a massa estiver ao vosso gosto, o primeiro passo é ligarem o forno a 180ºC. De seguida, polvilhem o rolo e a bancada (bem limpa!) com farinha, e espalhem a massa até esta estar com cerca de 0,5 cm de altura. Cortem-na com as vossas formas e juntem a massa que sobrou à restante. Repitam este processo até a massa acabar. No final façam bolinhas para aproveitarem a massa que já não é suficiente para ser cortada.

De seguida está na altura de as pôr no forno. A cozedura demora entre 10-15 min, mas vão estando atentos porque pode depender do vosso forno e, depois deste trabalho todo não vão querer deixá-las queimar, certo?

Humm, já viram o aspecto das bolachinhas? Ficaram bem apetitosas e, a prova disso é que já se foram todinhas! Desde domingo!!!! É assustador… não é?

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Já vi o resultado final e ficou com óptimo aspecto? Chegaste a usar manteiga? Eu pus 700g de farinha, mas dependendo do tamanho dos ovos ou se as pessoas cortam um pouco na gordura pode ser demais e resultar em massa mais seca e difícil de trabalhar, mas o resultado ficou maravilhoso ainda assim 🙂 Beijinhos e obrigada pela partilha*

  2. Bem, bolachinhas feitas! A minha massa ficou um bocado seca e complicada de esticar… desfazia-se um bocado em grumos, mas lá insisti com ela e consegui fazer essas tão deliciosas bolachinhas! Vou publicar no blog!

  3. Realmente já tinha ouvido essa dica de pôr a massa no frigorífico, mas resolvi fazer como na receita original. Mas para a próxima sou capaz de tentar fazer isso 🙂 hummm laranja e chocolate… devem ser tão boas! *