Golegã, a Capital do Cavalo


Ainda de semi-férias, não consigo resistir a mostrar-vos os sítios tão bonitos por onde passei nestes dias que foram tão bons que já só apetece repetir. As imagens que vos vou mostrar são muito diferentes dos destinos carregados de azul com que se inundaram facebook e instagram, mas estão repletas de experiências óptimas, boas energias e descanso.

O primeiro lugar que vos quero mostrar é a Golegã. Já não era totalmente novidade para mim, porque fui já várias vezes à Feira Nacional do Cavalo que lá acontece todos os anos. Mas a verdade é que conheci uma Golegã muito diferente, quase vazia (a contrastar com os dias loucos de Feira) mas muito mais bonita e charmosa do que eu a imaginava.




Na Golegã, para onde quer que olhemos, vêem-se alusões a cavalos, ou não fosse ela orgulhosamente apresentada como a Capital do Cavalo. Nas indicações em ferro trabalhado exibindo perfis de verdadeiros garanhões, nas ruas a passear ou nas coudelarias - que abundam por aquela zona - onde, mesmo sem entrar, conseguimos ver cavalos a serem treinados nos picadeiros.




No centro da vila, podemos avistar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Dizem ser um dos mais belos, e bem conservados, exemplares do estilo manuelino, todo ele patente neste portal majestoso.






Caso não saibam a Feira este ano decorre de 7 a 16 de Novembro, e no segundo fim-de-semana acontecem as já muito famosas provas de água-pé, acompanhadas de castanha assada e de vistas deslumbrantes sobre os cavalos que se passeiam demoradamente no recinto montado especialmente para o efeito. Se não conhecem aproveitem para conhecer a Feira. Se já conhecem a Feira aproveitem para conhecer a vila em modo vida-mais-pacata-que-esta-não-há porque tenho a certeza que vão adorar tanto como eu.


Posts relacionados

6 comentários

  1. Não conheço, mas tenho muita curiosidade na feira da Golegã. *

    ResponderEliminar
  2. Vale a pena Ju :) mas prepara-te, porque a confusão é mesmo de doidos :p *

    ResponderEliminar
  3. Obrigada :) se lá fores tenho a certeza que vais gostar! *

    ResponderEliminar