Annecy - a Veneza dos Alpes


Há quase 5 anos fui visitar uma amiga de longa data à Suíça, país onde mora, e que queria mesmo mesmo muito conhecer. Como tínhamos tempo de sobra para conhecer a cidade em que ela morava e redondezas, resolvemos também fazer outros dois passeios, Milão e Annecy.


Annecy fica em França e é, frequentemente, chamada de Veneza dos Alpes por estar cheia de canais que, no verão se enchem de canteiros floridos e de gente nas ruas, a desfrutar das temperaturas fantásticas, que me surpreenderam bastante. Está rodeada pelas montanhas dos Alpes e pelo magnífico lago, cuja temperatura é óptima para ir a banhos. Infelizmente não fui preparada e, por isso, o mais próximo que estive da água foi quando alugámos uma gaivota para dar um passeio.


Os canais estavam cheios de patos e cisnes que passeavam e se refrescavam calmamente. E, em contraste com Veneza, posso dizer-vos que lhes conseguíamos ver o fundo dos canais, por a água ser tão límpida e transparente.



Annecy parece pouco ter evoluído desde os tempos antigos - e já sabem como estas terras cheias de história me conquistam. As casas continuam pequenas, coloridas, com janelas de madeira e alguns telhados ainda a fazer lembrar colmo, mas maravilhosamente adornadas pelos toldos dos cafés, lojas e restaurantes, que se distribuem ao longo das margens dos canais.



Este edifício curioso, o Palais de L'Isle, foi, em tempos, uma prisão, hoje transformada em museu. E já viram como os gradeamentos que ladeiam os canais estão cheios de flores? E como aquela casa lá mais ao fundo tem a fachada toda coberta por uma trepadeira?




Quando as temperaturas sobem mais um pouco é junto ao lago (ou dentro do próprio lago) que vamos encontrar a maior parte das pessoas. Este enche-se de gaivotas, e outros pequenos barcos ou de pessoas a nadar, e nas grandes margens relvadas, encontramos grupos enormes a usufruir um pouco do sol e das magníficas paisagens.





Aqui podemos ver, ao fundo, a Pont des Amours, que parece ser uma constante em França (muito gostam eles de dedicar pontes aos apaixonados). E com estas imagens repletas de verde e de águas turquesa me despeço. Espero que tenham gostado de conhecer esta terra que provavelmente não encontram nos roteiros turísitcos mas que vale tanto a pena ser visitada.


Posts relacionados

12 comentários

  1. ai, que paisagens fabulosas.+_+ é o que as viagens têm de bom, deixam-nos momentos que valem pela vida.

    beijinhos,
    http://letrad.blogspot.pt/ - Another Lovely Blog!

    ResponderEliminar
  2. Awwwwwwwwwww, coisa mái linda! Estava lá já amanhã! Acho que vai para a lista dos '50 antes dos 50'
    :)
    B'jinhos!

    ResponderEliminar
  3. É mesmo verdade! Por isso é que adoro conhecer sítios novos, diferentes, com tanta cultura para nos mostrar e que ainda nos presenteiam com estas magníficas paisagens :) *

    ResponderEliminar
  4. Como eu te compreendo! Eu voltava lá voltava :) e acho que fazes bem em metê-la na tua lista de locais a visitar :) depois aproveita e visita também a Suíça! *

    ResponderEliminar
  5. Oh, que memórias tão bonitas e registos tão maravilhosos! As saudades de viajar são enormes...e apertam cada vez mais!

    Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me (http://littletinypiecesofme.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar
  6. com fotos destas e uma descrição tão entusiasmada, como não querer conhecer esta cidade? :)

    ResponderEliminar
  7. Que belas paisagens,fotografias muito bonitas,gostei imenso de apreciar estas maravilhosas belezas!! Fica com deus!!

    ResponderEliminar
  8. Como eu te compreendo Sarinha :) estou a sentir exactamente o mesmo que tu...*

    ResponderEliminar
  9. Ohh obrigada :) era esse o objectivo :) *

    ResponderEliminar
  10. Obrigada! Fico contente que tenhas gostado :) *

    ResponderEliminar