Maneiras diferentes de decorar com papel de parede

Já não deve ser novidade para vocês que eu adoro papel de parede. Mas a sua versatilidade consegue surpreender-me sempre! Porque apesar do nome, já pensaram no que pode acontecer quando o papel de parede deixa de ser usado exclusivamente na parede?

Pois que no outro dia, numa das minhas muitas deambulações pelo Pinterest, dei de caras com várias utilizações pouco comuns para este material, que me deixaram completamente encantada. Além do mais, são formas óptimas de dar uso àqueles restinhos que por vezes ficam da aplicação e com os quais não sabemos o que havemos de fazer. Sem mais demoras, aqui ficam algumas das ideias que descobri por lá.

Forrar gavetas, por dentro, por fora ou de lado, parece ser uma das ‘utilizações incomuns’ mais frequentes. Na versão forrar-gavetas-por-fora fica lindo, não fica? Dá uma vida completamente diferente àquela cómoda que de outra forma seria apenas igual a tantas outras. E os bancos, não ficaram maravilhosos? Fiquei cheia de vontade de fazer uma coisa destas para mim também, mas acho que vou deixar para quando tiver filhos.


Também podemos usar papel de parede como arte, emoldurando pedaços mais pequenos ou forrando parte de uma parede e pondo-lhe uma moldura à volta. Também adoro a ideia de forrar cabeceiras de cama ou armários, para jogar com as cores e dar mais vida à decoração da divisão.

Por fim temos utilizações mais práticas, mas não menos trabalhosas, como forrar caixas – daquelas que temos à vista, e que nem sempre têm o melhor dos aspectos -, personalizar uma casinha de bonecas ou abajures (versão portuguesa, sim), ou ainda fazer bases para copos, para nós ou para oferecer. Já viram a quantidade enorme de coisas giras que é possível fazer com papel de parede?

Aqui em casa, fizémos uma coisa gira também, mas com papel autocolante em vez de papel de parede, que foi forrar as portas (azuis e muito feias) da banheira da nossa casa de banho. O padrão mámore em tons beges criou a ligação perfeita com a cor da tinta com que pintámos os azulejos. Ficou muito bonito e foi uma ‘obra’ de baixo custo que mudou completamente – para muuuuuuito melhor! – a divisão.

E vocês, costumam dar usos improváveis a algum tipo de material? Se sim, partilhem tudo nos comentários 🙂
(Imagens via: 12345,6789101112)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Tenho uma daquelas cómodas brancas e simples do IKEA e ando há procura de ideias para decorar os frontais das gavetas… ando inclinada para algo mais geométrico, mas aquela ideia de decorar na lateral da prateleira é tão gira!!

    <3