Top Blogs Portugueses de Culinária

top-blogs-culinaria-daydreams-blog

 Gosto de cozinhar. Quem me conhece não o diria, mas aquilo de que realmente não gosto é da obrigatoriedade de cozinhar todos os dias. Detesto chegar a casa e ter de fazer o jantar só porque tem de ser, porque temos de comer. Também vos acontece? Felizmente o meu problema foi resolvido pelo mais-que-tudo, que não se farta destas lides com a mesma rapidez que eu.

Mas, não sendo por obrigação, cozinhar é uma arte que me agrada, que me deixa entusiasmada e me faz querer descobrir novos sabores, novos ingredientes, novas tendências. Não é rara a vez que dou por mim a pensar no que tenho no frigorífico e a imaginar receitas diversas, muitas vezes com base nos mesmos ingredientes. É disso que gosto, de dar azo à imaginação, de sonhar com os cheiros, com as cores, com as texturas e com novas misturas.

E se é bem verdade que normalmente a nossa própria imaginação é capaz de dar conta do recado, outras há em que precisamos de uma leve ponta de inspiração. De alguém que nos conte o que fez com determinado ingrediente. Ou como fez a base daquelas bolachas com um aspecto divinal, ou de como preparou a carne para a lasanha. Já para não falar dos olhos que comem, não é verdade? Por vezes é quase uma tortura ver tantas imagens bonitas, tanta gente tão talentosa e saber que temos um montão de preguiça e um frigorífico (e despensa) vazio de todas aquelas coisas boas e que nos deixaram a salivar. Mas eu, que costumo dizer ‘que nem para mim sou boa’, não me dou por vencida e continuo a ir, uma e outra vez, visitar aqueles cantinhos que me inspiram tanto e que me deixam cheia de vontade de provar as iguarias e até de pôr mãos à obra e replicar, ou inovar, determinados pratos.

E porque não quero que vocês fiquem nem mais um dia na ignorância, vou partilhar convosco o meu top 5 de blogs portugueses de culinária (sem qualquer ordem de preferência):

1. A Minha Marmita – O blog de uma designer apaixonada por cozinha e fotografia. É um blog que demonstra bem como é possível misturar os sabores tipicamente portugueses, com os do resto do mundo. Uma verdadeira volta ao mundo sem sair da cozinha. Em cada post a autora partilha também uma frase, o que dá ainda mais personalidade e sentimento a cada prato.

2. Chamava-lhe um Figo – um blog vizinho aqui do Sapo, que apesar de novinho já conquistou a sua audiência. E se toda a gente sabe que eu sou uma maluca por doces, este blog é o que me faz suspirar por cada prato salgado. É delicioso!

3. No Soup For You – o blog cujas receitas me entram pelos olhos adentro. Adoro a fotografia, o styling e, obviamente, as receitas! O lema da Susana, a cabeça por detrás deste blog, é ‘Local, sazonal e biológico’ e as suas receitas reflectem isso mesmo. É um espaço mesmo guloso!

4. I Want to Bake Free – a alusão à música dos Queen ‘I want to break free’ fez com que lhe desse mais do que 2 minutos de atenção. E todo esse tempo extra compensou, e muito! A Rita cozinha (e escreve) de forma despretensiosa e em todas as receitas ficamos com a sensação que estamos na cozinha da nossa mãe.

5. Petiscos e Miminhos – o blog da Ana é isso mesmo: uma sugestão variada de petiscos e outros miminhos (normalmente doces! Nhami nhami!), sempre simples e de deixar água na boca. Eu não passo um dia sem ir lá ver quais as sugestões que ela tem para mim. Desconfio até que uma boa parte da minha barriguinha engorda só de ver as fotografias que ela posta!

Esta é a selecção (de alguns) dos meus blogs preferidos, mas adorava juntar mais uns quantos à minha lista (que se há coisa que me deixa feliz e descobrir novos blogs, seja de que área for). Podem partilhar comigo os vossos cantinhos culinários preferidos?
(Imagens via: 12345)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Catarina cá por casa é a mesma coisa. Olha a sorte que temos em os mais-que-tudo também tratarem do jantar! 🙂 Também o vou fazendo de vez em quando, mas cozinho mais ao fim de semana, que é quando há tempo para pratos mais elaborados e posso experimentar receitas novas, algo que gosto tanto de fazer!

    Obrigada por estas sugestões. Já estão aqui guardadinhas! 🙂

    Beijinhos

  2. Obrigada pela sugestão 🙂 já adicionei à minha lista de blogs a seguir porque fiquei imediatamente apaixonada pelas fotografias 🙂 E eu gostava de não me fartar, mas infelizmente não confere :p *

  3. De nada 🙂 E, como já te disse, não precisas de me conquistar nos doces, porque ao teres conseguido fazê-lo com os pratos salgados, já me conquistaste completamente 🙂 *

  4. Olá,

    Estou na tua lista 🙂 muito obrigada! Uma amiga passou-me este teu link e a partir de agora já que seguirei tb. Beijos adorei o texto 🙂

  5. Gosto imenso d'A Minha Marmita e do Petiscos e Miminhos, mas o que gostava mesmo era de ter uma cozinheira cá em casa!! A história do cozinhar para comer todos os dias chateia-me e se não houvesse um miúdo cá em casa, se calhar não pensava tanto e "disparatava" mais!! Ah sim e a Bimby ajuda, mas não é o fim do trabalho (afinal, alguém tem de a pôr a trabalhar!)

  6. Também adoro descobrir blogs novos, perder-me na escrita de alguém que não conheço e ir recuando no tempo/posts. Destes que falaste só sigo o No Soup, já há uns 5 anos, quando comprei a minha Bimby.
    Desta área, recentemente comecei a seguir o Clavel's Cook (http://www.clavelscook.com); pela escrita sente-se mesmo a paixão pela cozinha, o styling é lindo, e há receitas saudáveis e outras muito gulosas! Recomendo.