Salada Tropical

receita-salada-tropical-daydreams-blog

 Nos dias em que o calor aperta ou em que temos lá para casa uma data de ingredientes que, assim à primeira vista, parece que não dão com nada, fazem-se saladas. As saladas são um óptimo jantar para um dia da semana, bem atarefado, quando a última coisa que nos apetece é cozinhar, não acham?

Pois bem, naquela (a única) semana de calor de Maio, dou por mim a chegar a casa e a pensar o que haveria de jantar. Vasculhei frigorífico e congelador e encontrei os ingredientes perfeitos para uma salada de verão (que as temperaturas a isso remetiam) e tratei de pôr mãos à obra para a preparar.

Para a salada tropical vão precisar de:

– base de salada (ao vosso gosto)
– meia manga
– 1 abacate maduro
– camarão congelado (tamanho 100/200)
– 2 ou 3 dentes de alho
– 1 mão cheia de amêndoa palitada (ou laminada).

O primeiro passo é descascar a manga e o abacate. A manga deve estar mais ou menos madura, consoante prefiram a salada mais ou menos doce, respectivamente.

De seguida descaquem os alhos, esmaguem-nos (ou piquem-nos fininhos) e ponham-nos a aloirar num bocadinho de azeite. Não deixem cozinhar muito, para não esturricarem quando adicionarem o camarão. Juntem, então, o camarão e deixem cozinhar.

Enquanto o camarão cozinha, cortem o abacate e a manga em pedaços pequenos – o tamanho é ao vosso gosto, porque vai depender se gostam de sentir os pedaços maiores ou mais pequenos enquanto comem.

Quando o camarão estiver pronto (tem de perder o ar translúcido e ficar douradinho, mas se tiverem dúvidas, mais vale provarem um), está na hora de adicionar os ingredientes todos à base da salada.

Misturem tudo, et voilá! Este foi o resultado final! Temperei apenas com um pouco de sal, para que os sabores ficassem todos ao natural. E estava tão boa que até o mais-que-tudo, que tem alguma aversão a comida ‘muito saudável’ quis que a salada fosse o seu jantar. E lambeu-se todo!

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Ahahah Marta, o destaque foi aqui feito na casa Sapo, por quem gere os blogs do Sapo 🙂 e eu fiquei mega orgulhosa!

    Esta receita é uma delícia mesmo! E tens razão, não há nada como camarãozinho frito em azeite e alho 🙂 *

  2. Grande ideia, camaroes com alho e azeite e do melhor! Vou experimentar, adoro receitas simples e gostosas, esta parece ser mesmo fresquinha.
    kika tens de nos contar sobre esse destaque que as outras meninas estao a mencionar, estou curiosa =)

  3. E como os olhos comem primeiro do que a boca, minha querida Catarina, tenho que te dar os parabéns pelas fotografias maravilhosas. A composição dos elementos, a luz e as cores são sublimes! Abriram-me logo o apetite (mesmo tendo já almoçado!). Vou experimentar, com toda a certeza, esta receita para um jantar ligeiro 🙂 gostei muito!

    Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me (http://littletinypiecesofme.blogspot.pt/)