Transferência de fotos para madeira



Como já devem saber sou uma Pinterest-aholic. Quem for também desse lado que se acuse e talvez possamos iniciar um grupo de apoio para tornar esta nossa experiência pinterestiana ainda mais interessante e útil, claro!

Um dos projectos que descobri nesta rede social e que mais me entusiasmou foi a transferência de fotografias para madeira. Vi vários tutoriais, experimentei aquele que me pareceu mais simples, mas que se revelou uma grande aldrabice e depois de muito pesquisar, encontrei finalmente um que funcionou na perfeição! Se já podia ter feito este projecto antes? Já pois! Mas escolhi uma pessoa especial, e uma ocasião ainda mais especial, para o fazer.

Posto isto, segui direitinho as instruções e o resultado foi ainda mais bonito do que aquilo que eu esperava. É uma maneira bastante original de colocarem as vossas fotografias preferidas à vista de todos, ou de fazer um presente muito especial. E é simples, acreditem! Se não acreditam, aqui fica o tutorial, passo-a-passo, de alguém que já experimentou fazer, e com todos os truques e dicas para um final feliz!


Para fazerem este projecto vão precisar de:


- Pedaços de madeira 'virgem' (sem verniz, nem qualquer tipo de tratamento) - podem comprar também no Aki, etc.

- Fotografias impressas a laser em papel NORMAL - quanto mais fino melhor - e cortadas no tamanho pretendido (no meu caso quadrados de 8,5x8,5 cm)

- Um pano de cozinha

- Liquitex gel médio brilhante (comprei no Ponto das Artes)

- Mod podge caseiro (cola branca e água numa proporção de 2:1, respectivamente)

- Trincha (ou pincel)

- Jornais velhos

- Cartão de crédito (ou outro do género).


A primeira coisa a fazer é colocarem uma camada de jornais a proteger o local onde vão trabalhar (duas folhas de jornal dobradas é suficiente). De seguida, com a trincha, dar uma demão de Liquitex. Passem uma camada generosa de gel, para ficarem com a zona da madeira onde vão colar as fotografias bem coberta. Mas atenção, sem ficar com excesso, para que a vossa fotografia não fique a 'boiar' - if you know what I mean!


A seguir é hora de colarem a vossa fotografia. Atenção agora: se a vossa fotografia tem um lado certo, garantam que fazem um flip horizontal da fotografia no computador antes de a imprimirem. Se não o fizerem, a vossa fotografia ficará o espelho da imagem original. E não se esqueçam que é o lado que tem a imagem que vai entrar em contacto com o Liquitex (tal como mostra a imagem abaixo).


Colem a fotografia com cuidado para evitar que fique com rugas ou que forme bolhas. É aqui que entra o cartão de crédito, para alisarem a fotografia e retirarem o excesso de Liquitex que possa ter ficado de lado no vosso pedaço de madeira. Quando tiverem feito estes passos para todas as vossas fotografias está na altura do passo chato (e que nos deixa terrivelmente ansiosos para ver o resultado final, e para ver também se todo o cuidado e esforço compensou) - a espera de, no mínimo, oito horas (!!) para deixar o Liquitex secar. Eu aconselho que esperem um pouco mais, se quiserem que a transferência da vossa fotografia fique perfeita, e sem zonas de ausência de tinta. Como esse não era o meu objectivo (queria mesmo que ficasse com um aspecto mais tosco), oito horas chegou perfeitamente.


Após as 8h (ou mais) vem a parte mais gira! Primeiro que tudo têm de embeber o vosso pano em água (sem estar a escorrer, mas bastante molhado) e colocá-lo em cima das vossas fotografias. Este passo só está completo quando todo o vosso papel ficar húmido (fica meio 'transparente' e conseguem ver a vossa imagem por baixo). 


Todo este projecto foi realizado com a ajuda do meu ajudante felpudo que acha um piadão sempre que está a acontecer alguma coisa fora do normal lá em casa e vira versão gato-ainda-mais-super-cusco.


Depois disso, é só começar, com muito cuidadinho, a esfregar o vosso papel em movimentos circulares, até que ele comece a desfazer-se e a revelar a vossa fotografia. Eu usei uma luva porque achei que ia ficar com o dedo feito em papa se não o fizesse. Além disso a luva cria mais 'atrito' com o papel molhado e retira-o com mais facilidade. Quando tirarem a primeira camada deixem o restante papel secar bem, para conseguirem ver as zonas esbranquiçadas que indicam que ainda há papel por cima das vossas fotografias. Demora algum tempo até conseguirem retirar todas as camadas de papel. É um trabalho de paciência, porque se quiserem fazê-lo à pressa vão perder também a vossa fotografia e o trabalho que tiveram até então vai todo por água abaixo.


Quando finalmente todas as camadas do papel tiverem sido retiradas vão poder ver a vossa fotografia, que vai estar linda de certeza! Para finalizar passem uma camada fina do vosso mod podge caseiro e deixem secar bem. Depois disto, e como o objectivo era que estes quadradinhos de madeira personalizados fossem  bases para copos, colei aqueles protectores de base transparentes que se usam nas gavetas ou portas de armários para não baterem, ou para protegerem o vidro ou a madeira de riscos. Usei um pouco de supercola, só para garantir que não descolavam com facilidade.


E este foi o resultado final! Fiquei mesmo satisfeita, depois de uma tentativa falhada com o primeiro método que usei. Mas este é mesmo infalível! Tenho a certeza que vão conseguir, se decidirem aventurar-se. E se o fizerem, não deixem de mostrar os vossos resultados, boa?


Posts relacionados

20 comentários

  1. Que ideias tão giras, minha querida Catarina! Nunca tinha visto nenhum DIY assim e adorei :D deve dar resultado giríssimos! Já tinha saudades destes teus DIY's.

    Um beijinho, Sara ♥
    Little Tiny Pieces of Me (http://littletinypiecesofme.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar
  2. Eu sou uma pinterest-aholic sem dúvida,:p ficaram tão giras. é uma ideia bem engraçada até para oferecer a alguém, ;)

    ResponderEliminar
  3. Ai tenho mesmo que experimentar vou mostrar ao marido e vamos tentar fazer juntos, um excelente projecto afazer a dois e para pormos na nossa casinha. :)
    Beijinho grande e obrigada pela fantastica partilha, tambem sou grande fa do Pinterest entao para decoracao da me sempre ideias para minha casinha. :)
    claudiapersi.blogspot.ca

    ResponderEliminar
  4. O teu gato e o maximo. :) Parabens o resultado final ficou mesmo lindo. Tenho mesmo que experimentar.
    beijinho de TOronto
    claudiapersi.blogspot.ca

    ResponderEliminar
  5. Super giro, tens mesmo imenso jeito! Daqui a pouco metade da tua casa é feita por ti!

    E as fotos estão cada vez melhores! Estou a adorar =)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  6. Esta ideia é mesmo original e o resultado é muito bonito :)

    ResponderEliminar
  7. Uau! Really? Isso é possível? :O Realmente há muitos DIYS que ainda não tentei (e ainda bem porque quero ter vários para fazer). Fico mesmo giro!

    Eu não sou (ainda) viciada em Pinterest, mas estou a andar definitivamente nessa direcção, até porque uma das dicas do Blog Life era fazer um board de inspiração lá. Vou começar a construir o meu hoje.

    Estás a gostar do curso? :D*

    www.joanofjuly.com

    ResponderEliminar
  8. Eu viciada no Pinterest me confesso.
    Ainda o mês passado tinha tentado fazer isto mas com cola pva... digamos que o resultado foi um desastre...
    Vou à procura do Liquitex e tento experimentar outra vez... Também era uma impressão normal...
    Enfim... Acho que foram demasiados erros e impaciência juntos.
    Gosto imenso dos posts DIY - continua! :)

    ResponderEliminar
  9. Acuso-me como mais uma pinterest-aholic!! É a minha primeira visita ao blog e estou a gostar :) Já tinha visto este tipo de passo-a-passo e ando para o experimentar à algum tempo só que, só tenho o mod podge e vi uns exemplos de transferências só com aquilo. Foi esse o que falhou? Parece que vou ter que adquirir o Liquitex para fazer tudo certinho.
    Parabéns, gostei muito do resultado!

    ResponderEliminar
  10. Obrigada Sarinha :) dá resultados muito engraçados e ainda me falta explorar imensas ideias :) mas tudo o que eu fizer eu partilho convosco :) *

    ResponderEliminar
  11. Já começamos a ser muitas :p ahahah! Estou ansiosa por fazer o mesmo, mas em maior e com uma fotografia minha com os gatos lá de casa :p *

    ResponderEliminar
  12. Obrigada Ana, fico tãaaaao contente que gostes! É que eu confesso que adoro fazê-los. Houvesse mais tempo e encharcava-vos com DIYs :p *

    ResponderEliminar
  13. Ahh vai ficar lindo! Aproveita uma fotografia da tua menina e faz, para enfeitarem o vosso quarto :) ahaha o meu gato é um cusco do pior, está sempre enfiado onde não devia :p *

    ResponderEliminar
  14. Obrigada Carolina :) fiquei mesmo orgulhosa e babada com o teu comentário! Ainda não é muuuuuito assim, mas se tivesse mais tempo, e espaço, e o querido não me fulminasse com os olhos, fazia muito mais coisas :p *

    ResponderEliminar
  15. Os resultados são fantásticos :) quanto a originalidade, não tanto, mas faz-se o que se pode :p

    ResponderEliminar
  16. Olá.

    Andava muito à procura disto. Será que me poderias dar uma ajuda mais especifica neste material: Mod podge caseiro (cola branca e água numa proporção de 2:1, respectivamente).

    E já agora também tenho algumas dúvidas em relação à impressão da imagem no papel. Como se inverte o desenho?

    Se puderes envia-me reposta para este email: K9_pedroventura@msn.com


    Desde já obrigado e bons trabalhos.

    Pedro Ventura

    ResponderEliminar
  17. Obrigada Lúcia! Sim, desconfio que utilizar a cola não seja a melhor solução. O Liquitex não só é mais espesso como me parece que 'agarra' melhor. Espero que entretanto tenhas conseguido fazer este projecto com mais sucesso :) *

    ResponderEliminar
  18. Resultou bem melhor! Obrigada pelas dicas! ;)

    ResponderEliminar
  19. Olá Sara :) o que falhou foram muitas coisas juntas: pouco tempo de espera para a transferência se dar, impressão da fotografia a laser mas em papel fotográfico e usar mod podge caseiro. Presumo que o facto da fotografia estar num papel pouco adequado dificultou muito a transferência, mas também duvido que se consiga fazer uma transferência bem feita com a versão caseira do mod podge. Por isso aconselhava-te mesmo a comprares o Liquitex :) *

    ResponderEliminar