Queques de iogurte ou noz (da minha mãe)



Não sei se já vos disse, mas este ano vai casar-se uma grande amiga minha. Uma daquelas que cresceram comigo, que sabem às vezes mais sobre mim que eu própria, uma 'irmã' que, para o que der e vier, vai estar sempre comigo, bem próxima do meu coração. E acontece que eu vou ser umas das madrinhas! Fiquei tão, mas tão feliz que não consegui evitar deixar rolar uma lágrima bem gorda quando ela me mostrou aquele vídeo com tanto sobre nós, e com aquela perguntinha no fim. 'Sim, claro que sim!', foi a minha resposta. E não poderia ter sido outra.

No final do mês passado as madrinhas quiseram organizar algo para a sua noiva preferida! Era para ser uma coisa ao ar livre, mas o tempo não ajudou e acabámos por combinar ficar por casa. O tema era a praia e o mar, um dos seus locais preferidos para estar. Eu fiquei encarregue de fazer queques e chocolatinhos. Por isso, no sábado de manhã levantei-me bem cedinho e pus mãos à obra. Não havia tempo a perder, porque caso alguma coisa corresse mal (e tendo em conta que nunca tinha feito esta receita, era o mais provável) teria de arranjar uma alternativa 'comprável'. Mas, contrariamente ao que eu esperava, correu tudo super bem e os queques ficaram deliciosos! Quanto aos chocolates, não havia como enganar, não é? Chocolate é, e será sempre, chocolate.

Para os queques de iogurte ou noz vão precisar de:

2 ovos inteiros

meio iogurte simples;

1 medidas de farinha

1/2 medida de miolo de noz moído (substituir por farinha no caso dos queques de iogurte simples)

1 medida e meia de açúcar

1/2 medida de óleo

(um bocadinho menos de) 1/2 medida de leite

1/2 colher de chá de fermento.


Fiz esta receita duas vezes. Numa usei miolo de noz e noutra só farinha. As medidas são feitas com base na embalagem do iogurte (lavem e sequem bem para usarem como medidor ou arranjem um recipiente que seja mais ou menos do mesmo tamanho - é o que eu faço). 


Primeiro adicionei o açúcar e os ovos e deixei bater bem. Deixei misturar bem e juntei o iogurte. Entre a adição de cada ingrediente esperei que a mistura ficasse homogénea antes de adicionar o ingrediente seguinte. De seguida adicionei o óleo, a farinha (e o miolo de noz se for caso disso), o fermento e o leite.

Enquanto isso, coloquei as tacinhas de papel dos queques na forma. Eu comprei as minhas na loja Isto Faz-se, tal como as formas dos chocolates usadas neste post e nos do Dia dos Namorados - aqui e aqui. Quando quiserem fazer algo especial explorem esta loja e tenho a certeza que vão encontrar milhentas coisas que vos agradem.



Por cada vez que fiz a receita enchi as 12 formas que vêm na imagem, ou seja, fiz no total 24 queques (que, neste caso, chegou e sobrou). Depois levei ao forno previamente aquecido a 160ºC durante 15 minutos. Fiz o 'teste do palito' e como ele veio sequinho retirei os queques.

Nos entretantos fiz os chocolates e chupa-chupas com a minha nova forma de motivos marinhos. A única diferença relativamente aos outros chocolates e chupas foi que derreti o chocolate no microondas (para uns 100g deixei 2 minutos na opção média/alta e depois fui verificando se já estava todo derretido) em vez de em banho-maria, e tenho a dizer que correu muito melhor e desperdicei muito menos (o que é sempre uma coisa boa, certo?). Coloquei o chocolate nas formas, mexi com um palito para evitar que se formassem bolhas e que os chocolates ficassem feios e levei ao frigorifico a solidificar. No caso dos chupa-chupas, como a forma não era específica para os fazer, deixei o chocolate solidificar quase completamente e, quando estava quase no ponto (mas ainda com o interior cremoso), pus os pauzinhos. E deixei mais um bocadinho no frigorífico para ficarem perfeitos.

Como queria que os queques não fossem demasiado simples, fiz ainda uns enfeites, com um papel que me fazia lembrar vidro desgastado pelo mar. Ficaram assim:


O resultado final foi este:



Os queques mais escuros são os de noz. Ficaram mais bonitinhos, porque os outros abateram um pouco depois de terem arrefecido. Ainda assim acho que ficaram bonitos na mesma, e vocês? Ahh e estavam tão fofinhos que toda a gente os adorou. E provaram as madrinhas, a noiva, os manos, os primos e o mais-que-tudo. Uma bela amostra, portanto. E os chupa-chupas, não ficaram um mimo? Eu adorei esta experiência e, para quem tem um medo que se pela de fazer doces, acho que estou a começar a ganhar mão para a coisa. Quem sabe um dia não organizo um lanchinho com algumas das leitoras deste cantinho. Era mesmo, mesmo bom!


Posts relacionados

8 comentários

  1. Que miminho! Um sorriso no rosto e uma gula incontrolável, foram as reacções a este teu artigo. Quando se trata de partilhas boas (que é o que espero sempre deste Daydreamer - e nunca me desiludo!) a vontade de as fazer chegar a todos é mais que muita! E as partilhas fazem-me mesmo assim; de coisas boas! Por isso, minha querida, vou partilhar estas ideias e este teu dom de criar coisas bonitas e provar a todos que uma mulher de ciências pode (e deve) ser também uma mulher de outros mil-afazeres, como estas delícias!

    Um beijinho, Sara ♥
    Little Tiny Pieces of Me (http://littletinypiecesofme.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar
  2. Ohhh que bom Sarinha :) bom, mulher dos 'mil-afazeres' não serei, mas tento explorar todas as vertentes que me entusiasmam. E agora estou à espera que me ensines a ser uma fotógrafa mais prendada! :p *

    ResponderEliminar
  3. ADOREEEEIII! Ficaram fantásticos. A decoração ficou perfeita e o sabor deve estar fantástico não tenho dúvida alguma!!!!
    Já agora, parabéns à tua amiga/"irmã" e parabéns também para ti por seres a madrinha desse grande acontecimento.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Sara :) estavam de facto óptimos (para grande surpresa minha!). Vou dar-lhe um beijinho de parabéns por ti, vou vou *

    ResponderEliminar
  5. Quando organizares esse lanchinho, não te esqueças que eu também sou leitora deste cantinho ;)

    ResponderEliminar
  6. O resultado final e um cojunto de sorrisos e alegria! Uma ideia tao simples ficou super bonita e claro que uma pessoa ate se baba so de olhar =)
    felicidades para a tua amiga e que a boda seja em grande!

    ResponderEliminar
  7. Não te preocupes prima, estás convidada para um lanchinho quando quiseres e tiveres disponibilidade :) *

    ResponderEliminar
  8. Ohh obrigada Marta :) vou passar-lhe os teus votos, com toda a certeza! E um dia combinamos um lanche: eu faço queques e tu mostras-me as fotografias das tuas viagens, boa? *

    ResponderEliminar