Salame de chocolate cremoso

receita-salame-chocolate-cremoso-daydreams-blog

Hoje estou em modo guloso, com os meus habituais craving moments aos quais tento não dar muita importância. Felizmente este salame já não mora cá em casa, senão desconfio que não resistiria a ir roubar-lhe uma fatia. E pronto, sem mais demoras, aqui fica a receita deste salame delicioso e super cremoso.

Ingredientes: (salame para 6/8 pessoas)
– 200 g de chocolate (100g de chocolate em pó + 100g de chocolate em tablete)
– 250 g de açúcar
– 150g de manteiga
– 2 ovos
– 1 pacote de bolacha maria partida aos bocados (se preferirem com mais bolacha podem acrescentar mais. Eu pus 1 pacote e meio, mas acho que ficou com um bocadinho de bolacha a mais).

Primeiro adiciona-se, na batedeira, a manteiga e o açúcar e deixa-se bater bem, até se formar uma massa homogénea e não haver granulados de açúcar ainda por desfazer. Depois adicionam-se os ovos (clara e gema) e deixa-se misturar muito bem novamente. Quando esta mistura estiver quase no ponto, é hora de derreter os 100 g de chocolate em tablete.

Depois disso, adicionar o chocolate em pó – pouco a pouco para o pó não esvoaçar por toda a cozinha – e o chocolate derretido. Deixa-se bater bem até estar tudo bem misturado.

Quando a mistura estiver bem homogénea, é hora de lhe adicionar a bolacha partida aos bocadinhos (eu gosto deles relativamente grandes, por isso parto-os à mão, para ficarem bem grosseiros).

Quando os pedaços de bolacha estiverem bem incorporados no chocolate, com a ajuda da espátula, colocamos a mistura em papel de alumínio pincelado com Vinho do Porto, para dar mais sabor, e molda-se o salame de maneira a obter a forma desejada.

Et voilá! Está prontinho para ir ao frigorífico – pelo menos 2/3h – para ficar ainda mais apetitoso. E no fim, podem servir com o papel de alumínio ou não. Eu optei por não o fazer, e este foi o resultado final.

Nhami, nhami! Adoro salame (a bem dizer tudo o que leve chocolate) e este fica óptimo porque, ao pôr chocolate em tablete, fica muito mais cremoso e ainda mais guloso. Não está de fazer crescer água na boca?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *