Road-trip pelo Alentejo #1

De vez em quando, eu e o homem cá de casa gostamos de 'ir para fora cá dentro'. Se, na maioria das vezes acabamos na região norte (onde temos ambos família), no ano passado, para usufruirmos de um presente que lhe tinham dado, fomos explorar terras alentejanas. Gosto mesmo muito das paisagens exuberantes do norte, com aquele verde que parece que nos entra pelos olhos e pela alma e nos deixa com um sorriso nos lábios.

Mas confesso que tenho um fraquinho pelas terras alentejanas. Pelos campos acastanhados, salpicados de sobreiros aqui e ali, daqueles pôr-do-sol nas planícies do Alqueva, das oliveiras (talvez umas das minhas árvores favoritas, porque brinquei em cima de tantas). E foi por isso que decidimos ir passear no fim-de-semana para as terras que circundam o Alqueva.

A primeira paragem foi no Cromeleque e no Menir dos Almendres. Acho fascinante que ainda estejam de pé estas estruturas megalíticas que remontam aos primórdios da existência humana.

Parámos depois em Évora, onde almoçámos, comemos um gelado na Praça do Giraldo e aproveitámos para visitar (mais uma vez) a Capela dos Ossos.

Adoro o Templo de Diana. Tão imponente e tão magnífico que não consigo evitar ficar a olhar para ele com um ar meio embasbacado e de ficar a apreciá-lo durante uns bons minutos. De Évora seguimos para a Herdade do Esporão, onde tínhamos visita marcada para ir às vinhas, adegas e cave. Vale mesmo a pena, por isso, se tiverem oportunidade de passar por lá com tempo, não percam! Ora bem, como bióloga, que até trabalha com leveduras (se bem que eu trabalho com as 'más'), eu trabalhava ali. Trabalhava mesmo!

Quando saímos da Herdade do Esporão já estava a começar a anoitecer. Daí seguimos para Moura, onde ficámos a dormir. É uma cidade amorosa, toda salpicada de branco e verde.

No dia seguinte seguimos para Mourão, e passámos por um dos meus locais favoritos de sempre, Monsaraz. Mas essa parte do passeio vai ter de ficar para outro dia. Só vos posso prometer que vai valer a pena a espera.

Posts relacionados

25 comentários

1. Sou suspeita no que toca a isso, porque sou completamente apaixonada pelo norte. Aquelas paisagens de cortar a respiração, todo aquele verde, o cheiro... oh sim o cheiro característico do norte :) mas também gosto do Alentejo. Tenho família e amigos de zonas que mencionaste no post e não poderia estar mais de acordo :)
    beijinho

2. Como adoro o Alentejo <3
    E a minha querida Évora, que saudades que me deram as tuas fotos! Muitos bons momentos passei nessa praça do Giraldo! Ser estudante nessa cidade foi mesmo bom :)
    Beijinho*

ResponderEliminar
  3. No final do verão do ano passado também fui passar um fim de semana a Monsaraz. E adorei!

4. Eu também tenho esses dois amores e morro por eles: Norte e Alentejo. O facto de viver no Porto facilita alguns passeios pelo Gerês, que é mesmo das minhas terras favoritas, mas a verdade é que os compromissos de fim-de-semana me têm impedido de correr mais esses riscos!... A ver se isso muda.
    Quanto ao Alentejo, é só nas férias que costumo aproveitá-lo, mas aí é mesmo durante 2 semanas e não esquecendo a patuda, que adora nadar nas belas praias da costa vicentina ;)

ResponderEliminar
  5. As tuas fotos são incríveis! que saudades do Alentejo...

6. O nosso pais e todo lindo nao e? Adorei as fotos que tiraste ao templo de diana e as ruelas antigas. Ja foste para os lados de mertola? Muito interessante, onde envcontras uma praia fluvial linda e as minas de sao domingos. Ha um festival islamico todos os anos, e uma boa altura para visitar ;)

7. Que fotografias tão bonitas :) tb já estive em Évora, gosto muito!*

ResponderEliminar
  8. Também adoro o Norte, mas cada vez mais vejo este fraquinho pelo Alentejo aumentar. Adoro aquelas paisagens a perder de vista e em que quase não se vê uma casa :) *

9. Évora já conheço também - com memórias agridoces...
    Estou ansiosa por ir ver a Costa!
    E lá estás tu a fazer-me ciuminhos dos bons! :)

Já ouvi maravilhas de Monsaraz, agora quero ver!

Beijinho,

ResponderEliminar
  10. Ohh imagino que sim. Eu nunca morei em Évora, mas acho-a uma cidade linda e tão jovial que acho que, apesar de ser menina de cidades grandes, era bem capaz de lá morar :) *

11. Monsaraz é mesmo bonito, pitoresco e amoroso. Para a semana já deixo mais umas quantas fotos dessa zona :) *

12. Ahh a tua Badu sabe bem o que é bom :) se o norte me tira o fôlego, o Alentejo tranquiliza-me de uma forma que nunca achei possível. *

13. Obrigada! Fiquei mesmo feliz por teres gostado das fotos :) *

14. Que bela sugestão Marta! Vou já tratar de apontar para não me esquecer, que é sempre uma oportunidade óptima para conhecer mais do nosso belo Portugal :) *

15. Obrigada minha querida :) é, é mesmo uma cidade muuuuuuuuuito bonita :) *

ResponderEliminar
  16. Tens de visitar tudinho!!!! :) Tenho a certeza que vais adorar! Para a semana já 'posto' mais umas quantas fotografias para te deixar com água na boca *

17. Passei lá 4 anos e foi muito bom, mas só não senti falta da cidade porque ao fim de semana vinha a casa x)

18. Que saudades de Évora!
    Sabes, o Alentejo é a parte do país que conheço pior, com muita pena minha. Acho mesmo que só fui a Évora e Montemor-O-Novo (porque tenho lá amigas) ah, e claro, o Sudoeste.
    Tenho que preencher esta lacuna em breve. A julgar pelas tuas fotos, vou adorar! :)

Um beijinho,

Catarina

www.joanofjuly.com

ResponderEliminar
  19. Évora também já conhecia razoavelmente bem e em Montemor-O-Novo tenho família, mas já não vou lá há tanto tempo, que não sei se ainda me lembro de alguma coisa... Vais adorar sim! No tempo quente ou no frio, o Alentejo é lindo! *

20. Este teu post, lembra-me uma viagem minha com o J. Foi bom recordar através das tuas fotos esses dias.
    Monsaraz é de facto um sítio maravilhoso...chegaste a ir às piscinas?

Beijinhos*
    CC

ResponderEliminar
  21. Fiquei embevecida quando vi a "minha" querida Praça Giraldo. Estive lá em 2011, foram só três dias, mas confesso que foram os melhores de sempre. Estava um calor dos diabos, è certo, mas souberam mesmo bem, aquela boa vitamina D que hoje me faz tanta falta. (já estou a suspirar!)
    Nunca tinha ido ao Alentejo e desde então que ficou a promessa de um dia voltar lá novamente. Sempre que me falam em Mansaraz, fico com uma enorme curiosidade e agora tiveste o mesmo efeito em mim. Quando voltar ao Alentejo, tenho mesmo que descobrir essa (presumo que seja) linda terra.

Voltanto ao teu maravilhoso registo fotográfico, adorei as fotos das Herdado do Esporão e toda a paisagem ue a envolve. È mesmo magnifico.

Um beijinho, Andreia. ♡

ResponderEliminar
  22. Sim, eu lembro-me bem desses teus posts. Foram uma das razões que me deixou em pulgas para ir passear para estas paragens. Acabei por não ir às piscinas porque íamos com o tempo contado, mas adorei! E entretanto vou partilhar as fotos do resto do passeio :) *

23. Monsaraz é de facto lindíssimo! Tens mesmo de lá ir :) o Alentejo é uma zona tão bonita que vale sempre a pena revisitar :) Entretanto nestes próximos dias vou partilhar as fotos restantes do passeio :) *

24. Évora é sem dúvida a cidade Alentejana que mais gosto! acho que é a Sintra do Alentejo com a magia que têm no ar!!

ResponderEliminar
  25. Eu conheço relativamente pouco do Alentejo (agora um bocadinho mais), mas gosto muito de Évora :) *