Pelos caminhos de Roma #1

roma-daydreams-blog
 Para ajudar a ultrapassar melhor a semana que se avizinha, nada como um post que nos leva para longe, bem longe. No ano passado fui de férias para Itália, um dos países que mais curiosidade tinha de visitar, naquela que foi uma das viagens da minha vida. Passeei por Roma, Florença e Veneza, e ficou ainda tanto por ver… Itália parece um museu a céu aberto, com tanta cultura, maravilhosa arte, e divina gastronomia. É verdadeiramente uma experiência para todos os sentidos.

Hoje levo-vos a visitar Roma, uma cidade imponente, cheia de riqueza e repleta de vestígios de um dos maiores impérios de todos os tempos.

Vale a pena sentir a cidade, o seu burburinho inerente, o trânsito caótico, mas de um caos organizado, a fruta fresca, as fontes espalhadas por toda a cidade e que prometem um momento refrescante num verão abrasador.

A loba com Rómulo e Remo, os irmãos fundadores de Roma, e a zona do Capitólio, onde se encontra a estátua.

O Arco de Constantino e as ruínas do fórum romano, ainda com alguns vestígios dos templos construídos aos deuses em tempos idos.

O Coliseu, com toda a sua imponência. E é difícil não sentirmos um aperto no estômago ao pensar que ali já se praticaram alguns dos mais bárbaros atentados contra o homem.

As ruas de Roma com os seus edifícios pintados de tons terra, quentes como o calor que lá se faz sentir, as benditas fontes e as famosas Vespas.

A Piazza Navona, um local a não perder, quer pela sua vida, quer pela imensa beleza. E um pormenor da Fonte dos Quatro Rios (Fontana dei Quattro Fiumi) de Gian Lorenzo Bernini, que se encontra nesta mesma praça.

Roma ainda não acaba aqui, mas o resto fica para outro post. Quantos de vocês já visitaram esta cidade? Gostaram? E quantos de vocês gostariam de a visitar?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Ler este relato levou-me de volta a esta cidade linda 🙂
    Visitei Roma e Florença em 2006 e foi das viagens mais memoráveis que fiz, muito por causa da beleza das cidades. Adorava voltar!

  2. Sou-te muito sincera, depois de estar em Roma, demorei a entranhar Florença. Mas passando o choque inicial de não ser nada daquilo que estava à espera, torna-se absolutamente deliciosa e fascinante. E lá comi os melhores gelados da minha vida 🙂 Para Veneza não há palavras… é simplesmente linda demais!

  3. Tenho a certeza que sim 🙂 acho que há algumas cidades que vistas sem a pressa da primeira vez se tornam ainda mais perfeitas 🙂 Quando lá voltar gostava mesmo muito de percorrer toda a costa desde Génova até Nápoles (se não for pedir muito :p).

  4. Já fui passar uns dias a Roma e, no ano seguinte fiz uma viagem maravilhosa pelo norte de Itália e que terminou em Roma! Vista pela segunda vez, Roma é ainda mais fantástica e maravilhosa! Aliás, tudo o que conheci de Itália me encantou!