5 dicas a reter do workshop Look a Day


A propósito do passatempo que se realizou aqui no blog, tive a oportunidade de ir realizar o workshop dado pela Anita, da Look a Day, intitulado 'Construção e gestão de um guarda-roupa prático e low cost'. Escusado será dizer que aprendi imensas coisas! E ainda tive a oportunidade de conhecer a Anita e a Sara, autora do blog Little Tiny Pieces of Me, que já sigo há algum tempo, pessoalmente! E são pessoas tão maravilhosas que ainda fiquei a gostar mais delas e do trabalho que fazem! Bom, mas voltando ao que aqui nos trouxe, como sou muuuuuito fofinha, vou levantar um bocadinho do véu (só para vocês!) sobre aquilo que aprendi.

1. Limpeza! Se são daquelas pessoas que têm um guarda-roupa com cerca de 4563 peças, se calhar está na hora de dar uma volta séria ao armário e fazer uma limpeza profunda (mais conhecida por verdadeira razia)! Decidam o que querem dar a instituições, o que é clássico e está bom e que pode ser guardado para tempos vindouros, o que pode ser melhorado com arranjos de costura e o que pode ser renovado com projectos DIY (se forem pessoas jeitosas e dadas a experiências no campo do artesanal). Também podem reger-se pela seguinte máxima 'uma peça entra, uma peça sai'.

2. Tenham em atenção que um roupeiro limpo, arrumado e bem iluminado vai facilitar e muito a vossa tarefa quando toca a decidir o que vão usar no dia-a-dia. Separar as peças por tipo, por cor (isto para mim já é muuuuuuito à frente!) e arranjar acessórios de arrumação (no Ikea há aos montes e se eu pudesse tinha todos), são só algumas ideias para organizarem o vosso 'espaço de vestir'.

3. É importante olharmos para o nosso guarda-roupa com outros olhos e sermos capazes de 'comprar' dentro dele. Isto é, é importante que sejamos capazes de olhar para as peças que já temos e tentarmos conjugá-las de maneiras diferentes, sem fazer sempre a mesma combinação que ao fim de algum tempo acaba por nos cansar. Sejam originais! Usem um vestido como saia, ou como top por baixo de uma saia (como fez a Anita no dia do workshop, brilhante!), um casaco de malha como blusa, uma túnica como camisa, um casaco de malha virado para trás, etc.

4. É também muito importante estarmos possuídas pelo espírito (quase maléfico) das compras, e levarmos roupa confortável, que não aperte demais in all the wrong places, porque as luzes dos provadores e todos aqueles espelhos só nos vão fazer encontrar todos os pequenos defeitos que há em nós, deprimir-nos e desviar-nos do nosso foco central.

5. Listas! Façam listas e levem-nas convosco para TODO o lado. Nunca vos aconteceu lembrarem-se de tudo o que têm de comprar num dia em que até nem estão com tempo para compras e depois, na hora H, parece que já se esqueceram de tudo? A mim acontece-se constantemente! Por isso faço listas. Escrevo no telemóvel para pesquisar em casa, comparar preços, definir o quanto quero gastar e estabelecer quais as peças fundamentais da minha lista (que normalmente é gigante!).


E, finalmente, é hora de irmos fazer o que a maior parte das mulheres adora: comprar! (Gastar gastar gastar! Muahahahaah!)


Posts relacionados

15 comentários

  1. Eu até arrumo o armário 4x por ano... mas 15 dias depois está uma feira lá dentro... :(
    Com este post fizeste me lembrar que depois do Natal e Rébelhoum vem a próxima arrumação... :/
    Será que é por isso que sonho com passar roupa a ferro?
    [LOL?]

    ResponderEliminar
  2. ahahah vai na volta e sonhares com passar a ferro tem a ver com as mudanças que aí vêm :)

    ResponderEliminar
  3. Será?
    Olha que mudanças precisam-se! :)

    ResponderEliminar
  4. faz agora a limpeza do armário, doa a quem precisa, e arranja espaço para os presentes de natal e as aquisições dos saldos :)

    ResponderEliminar
  5. Já fiz a doação deste ano... e nem assim arrumei aquela salgalhada LOL
    Saldos... tenho que ver se me chamam... mas aceito prendinhas de aniversário ;)

    ResponderEliminar
  6. Ahh então não precisam de te chamar, só precisam de chamar quem te compre prendinhas de anos :)

    ResponderEliminar
  7. Óptimas dicas! Gosto especialmente da ideia de usar um vestido como saia, especialmente no inverno, sempre é mais uma camada a aquecer por baixo da camisola :)

    ResponderEliminar
  8. Exacto! E assim parece que tens mais saias e não te fartas dos vestidos antes de chegares novamente ao verão :p

    ResponderEliminar
  9. Eu bem arrumo o meu armário duas vezes por ano., mas pouco sai de lá de dentro. Sou das que quando gosta, compra em todas as cores, porque com "a moda" de hoje em dia ou andamos nús ou assaltamos um banco para ir às compras!

    ResponderEliminar
  10. Ana, Ana, isso não pode ser ;) mas eu compreendo perfeitamente. Há alturas em que também me acontece o mesmo, e que me apetece comprar a mesma peça em 10 cores diferentes só porque fica bem e porque depois desaparece. Mas, com o tempo, tenho tentado controlar isso e tenho preferido comprar menos, e tentado variar mais as peças de roupa que já tenho, com combinações diferentes para tirar o melhor partido delas e fazer render o investimento, que às vezes possa ser mais elevado :) *

    ResponderEliminar
  11. Também eu! Tem de ser numa altura de inspiração :) quando essa altura chegar, só nos resta não a deixar escapar :)

    ResponderEliminar
  12. Sem dúvida, as 5 dicas mais importantes no que diz respeito à boa gestão de um guarda roupa! E tu conseguiste-as resumir na perfeição, Catarina! Adorei as tuas palavras e a óptima selecção de imagens, que ilustram na «mouche» o que a Anita nos transmitiu no workshop! E aquele bocadinho na Zara do Chiado foi muito divertido. Foi um privilégio conhecer-vos e gostava mesmo de fortalecer a nossa-tão-recente-amizade :) e já temos planos: irmos beber um chá/cafézinho/cervejinha à Embaixada!

    Um beijinho, Sara ♥
    http://littletinypiecesofme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Este resumo é para ver se não me esqueço de nada e para quando estiver meia baralhada poder vir recordar algumas ideias ;) Ahh e ainda tenho de te mandar os endereços daqueles blogs de que a Anita falou.

    Para mim almoço às quartas é mais complicado, mas um fim de tarde na Embaixada com as minhas mais recentes blog-amigas, parece-me uma ideia para lá de maravilhosa :D

    ResponderEliminar